Compartilhe esta notícia

Ensinando os pequenos a dar o exemplo - notícias da Comercial  - O Popular do Paraná
Após a “aula teórica”, as crianças foram na pista da escola colocar em prática o que aprenderam

Com o objetivo de chamar a atenção das crianças sobre a questão de segurança no trânsito, a Auto Escola Pratense promoveu um evento na sede da escola com filhos de alunos e funcionários.

Logo na chegada, pela manhã, as crianças foram recepcionadas por funcionários que estavam ca­racterizados, tomaram um café e já foram para uma aula sobre a importância do uso do cinto de segurança, como funciona um semáforo e a necessidade de respeitar o sinal amarelo. Também foi falado sobre a necessidade de atravessar na faixa de pedestres.

Foram realizadas algumas brincadeiras, com cartilhas impressas direcionadas à crianças a res­pondidas perguntas conforme os pequenos iam fazendo. Após uma pausa para mais um lanche foi a vez das crianças colocarem em prática tudo que aprenderam na pista que a escola mantém nos fundos.

O local é utilizado para aulas de moto e tem sinalização no chão e também placas de trânsito. simulando cruzamentos, preferenciais e até uma rampa. Funcionários da empresa se caracterizaram de guardas de trânsito e algumas crianças vestiram uma fantasia de ambulância, bombeiro e carro de passeio. Os funcionários orientavam as crianças sobre o momento de atravessar a rua, o momento de dar preferência a carros de socorro. Também aprenderam a observar o semáforo.

Ao final, a auto escola entregou para cada criança participante uma carterinha de pedestre habilitado, fazendo parte do projeto Detran Mirim. “Considero que um trabalho como este seja nossa obrigação. Temos experiência sobre o assunto e ensinar desde cedo as crianças sobre segurança no trânsito pode ajudar a ter adultos motoristas mais responsáveis”, explicou Silvestre Mafra, diretor da Auto Escola Pratense.

Segundo ele, a cada mês será realizada uma ação como esta para sensibilizar setores da sociedade sobre a segurança no trânsito. “Nossa próxima ação será direcionada a motociclistas. Aqui em nossa pista, vamos simular situações difíceis que podem ocorrer no dia a dia e ver como eles vão se sair”, disse Silvestre. A participação não teve custo algum para os participantes.

O resultado foi tão bom que, nas semanas seguintes, Silvestre começou a receber ligações dos pais dizendo que os filhos estavam cobrando mais atenção no trânsito, brigando quando os pais passavam no sinal amarelo ou usa­vam o celular enquanto dirigem e que são os primeiros que colocam o cinto de segurança assim que entram no carro.
O diretor lembra que, caso alguém tenha filhos que queiram participar de novas ações como esta é só avisarem pela página da auto escola no facebook.com/cfcpratense.

Serviço

A Auto Escola Pratense fica na Rua Major Sezino Pereira de Souza, 628, Centro. O telefone é 3642-3894 e o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 19h e, aos sábados, das 8h às 12h.


Texto: Carlos do Valle / Fotos: Carlos do Valle

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio