Fruticultor se arrisca no cultivo do mirtilo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

mirtilo-45

O mirtilo já começa a conquistar a preferência do consumidor
O mirtilo já começa a conquistar a preferência do consumidor

Foi a vontade de arriscar em uma nova cultura que levou o fruticultor araucariense Osmar Stopa a apostar no mirtilo, considerado o “rei dos antioxidantes”. O caminho não foi fácil e ele confessa que durante muito tempo teve dificuldade em vender a produção. Atualmente o mercado da fruta expandiu e ele vende quase toda sua produção para o Mercado Municipal de Curitiba e a Ceasa.

Osmar é proprietário da Chácara Fortune, que fica em Campina das Pedras, e começou a plantar mirtilos há oito anos. Ele também planta pera (carro-chefe da produção), pêssego, ameixa, maçã e figo. “Na verdade eu comecei com o cultivo do mirtilo por acaso, quando participei de um congresso de fruticultura e assisti a uma palestra sobre a fruta. Resolvi arriscar e fui buscar cerca de 500 mudas em Caxias do Sul, apenas para começar. E não é que deu certo?”, conta Osmar.

Hoje, a produção anual da chácara gira em torno de 1.500 a 2.000 quilos e a colheita é feita manualmente, no período de 15 de novembro a 15 de janeiro. “A fruta é bem resistente e não tem controle de pragas, o custo maior fica com a colheita, que é feita manualmente e por isso acaba não rendendo muito, pois uma única pessoa consegue colher apenas 20 quilos por dia e ela precisa ter muita prática porque a fruta é delicada”, explica o produtor.

PRODUÇÃO DIVERSIFICADA Mirtilos – 2 toneladas Pera -120 toneladas   Maçã - 15 toneladas Pêssego - 20 toneladas Ameixa - 40 toneladas Figo - 6 toneladas
PRODUÇÃO DIVERSIFICADA
Mirtilos – 2 toneladas
Pera -120 toneladas
Maçã – 15 toneladas
Pêssego – 20 toneladas
Ameixa – 40 toneladas
Figo – 6 toneladas

O mirtilo dá em pequenos arbustos, que levam de três a quatro anos para começar a produzir. “É uma fruta nativa do Canadá, seu custo ainda é meio elevado e nem todas as pessoas a conhecem. O mirtilo foi trazido para o Brasil na década de 80”, ilustra.

Osmar disse ainda que quando trouxe a fruta para Araucária a Secretaria de Agricultura achou a proposta interessante, apesar de ficarem com um pé atrás até ver que a produção deu certo. Hoje a Prefeitura e a Emater apoiam minha produção”.

OS PODERES DO MIRTILO

Mirtilo é uma fruta riquíssima em nutrientes, também comumente conhecida como blueberry. Possui uma forte ação antioxidante e combate ao envelhecimento precoce. O mirtilo é rico em antioxidantes como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol. Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.

Fornece vitaminas A, C, E e minerais como potássio, cobre, ferro e zinco. Tem ação anti-inflamatória e proteção celular. O mirtilo contêm ainda ácido elágico e polifenóis. Esses componentes estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas.

O resveratrol presente no mirtilo ajuda a prevenir processos oxidativos que levam a formação de aterosclerose (placas de gordura nas artérias). O mirtilo tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue). É uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou com intolerância à glicose.

Tem baixo valor calórico e cada 100 gramas equivalem a 32 calorias, o que torna a fruta uma aliada nas dietas de emagrecimento.

Serviço

Se você se interessou pelo cultivo do mirtilo e quer saber mais sobre a fruta, entre em contato com a Chácara Fortune pelo fone 9623-4788.

Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE