Araucária PR, , 25°C

Funcionários são treinados para agir em emergências
Projeto da Prefeitura ensina funcionários de unidades de ensino a agir em casos de emergênciaFuncionários são treinados para agir em emergências
Programa do curso prevê aulas teóricas e práticas

Ontem, dia 8, representantes de 16 instituições da área de educação do município de Araucária participaram de mais uma etapa do Projeto Prontidão Escolar, iniciado no ano passado na cidade. A capacitação, que envolve treinamento teórico e prático, aconteceu no Centro de Formação Continuada e no Campo de Treinamento Atlanta.

A iniciativa visa formatar um sistema de gerenciamento de emergências no âmbito educacional do município, por meio da identificação de riscos e perigos existentes, desenvolvimento e implantação de planos de emergência e capacitação de funcionários em procedimentos básicos de resposta a sinistros.

O palestrante do 6° Grupamento, do 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Michael Fabiano de Paula, conduziu a aula teórica da data. "Essas noções são muito importantes para as escolas, porque emergências podem acontecer e até que a ajuda chegue, a estabilização do paciente pode ser fundamental", explica.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Dimas Menegatti, comenta sobre o propósito da ação. "A finalidade é reduzir ou minimizar a ocorrência de eventos que, possam gerar danos às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio. Vamos mostrar o que pode ser feito, já que apesar de simples, nem todos sabem como agir em situações de emergência", diz o capitão.

A atendente infantil do CMEI Industrial, Alice de Oliveira Silva, participou do curso e diz que gostou. "Eu já tinha algumas noções de um curso que eu fiz por meio da Câmara Municipal, mas esse foi mais aprofundado, neste aprendemos outras coisas, como, por exemplo, sobre desobstrução em caso de engasgamento, e tivemos a parte prática para apagar incêndios", conta.

Cronograma
Até esse encontro foram abordadas noções de primeiros socorros, combate a incêndios, formação de brigadas de emergências e foi feita a execução de simulados de evacuação nas escolas. A seguir a intenção é retomar os simulados nos CMEIS e repetir a atuação em algumas escolas. Nos anos posteriores será realizada a manutenção dos conhecimentos aplicados e os organizadores da ação pretendem estender o projeto para mais escolas ainda este ano.

Parceria
A proposta segue as recomendações da Política Nacional de Defesa Civil e está sendo elaborada em uma parceria do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação (SMED) e Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), por meio da Guarda Municipal e Coordenadoria de Defesa Civil do município.

Participantes
As escolas participantes do projeto são: Archelau de Almeida Torres, Balbina Pereira da Silva, Delani Apª Alves, Fonte Nova, Maria Aparecida S. Torres, Planalto dos Pinheiros e Irmã Elizabeth Werka. Os Centros de Educação Infantil contemplados foram: Barigui, Bela Vista, Califórnia, Gralha Azul, Industrial, Jardim do Conhecimento, Maranhão, Santa Clara e Pré-escola Cachoeira.

Leia outras notícias