Gengivite, um mal que precisa ser removido!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Scorteganha Odontologia tem profissionais qualificados para cuidar da sua saúde bucal
Scorteganha Odontologia tem profissionais qualificados para cuidar da sua saúde bucal

Além da tão temida cárie, há outros problemas que comprometem a saúde bucal. Um deles é a gengivite, que consiste em uma inflamação da gengiva. Os profissionais da Scorteganha Odontologia explicam quais as principais causas do problema, como evitar essa doença periodontal e qual o tratamento mais indicado.

Primeiramente é preciso saber o que é a gengivite. Uma inflamação na gengiva em uma área especifica ou generalizada, causada pelo acúmulo de placa bacteriana ou biofime na região com problema.

Quando esta doença está instalada na boca, temos pro­blemas generalizados como sangramento, gengiva com a coloração bem avermelhada, gengiva hiperplásica (parece “crescer” sobre o dente), entre outros.

Tratamento

Segundo os profissionais, o que se observa no dia a dia é que quanto mais a gengiva fica dolorida, mais os pacientes deixam de escovar, esperando que ela melhore por si só, o que é muito errado. Fazendo isso, cada vez vai acumulando mais placa e inflamando a gengiva.

Estes sintomas costumam desaparecer somente com a higiene prolongada, o uso cuidadoso da escova e do fio dental e, dependendo do grau, com uma limpeza do dentista.

Gengiva saudável
Gengiva saudável

Gengiva com gengivite
Gengiva com gengivite

Quem deve cuidar mais

As pessoas que mais devem ter cuidado são os pacientes com aparelho ortodôntico. Eles possuem uma dificuldade muito maior de higiene devido as peças coladas que facilitam imensamente o acúmulo de placa e dificultam ainda mais a limpeza, pois a escova toca menos na superfície dental.

Mas isso não significa que quem não possui aparelho possa ter menos cuidado, pois há pessoas com grande facilidade de acúmulo de placa, inclusive, em algumas situações, com predisposição genética.
Na gengiva com sangramento espontâneo ou ao menor toque, deve-se dar uma atenção maior a higiene caseira para evitar que esse sintoma evolua.

Quando a gengiva começa ficar hiperplásica e invadir o espaço do dente crescendo sobre ele, já é um indicio de que a gengivite está num estágio avançado e requer uma ajuda profissional imediata.
Enxaguatórios bucais não substituem a escovação nem o fio dental. A última escovação do dia é a mais importante, dedique mais tempo a essa tarefa.

“Dúvidas devem ser tiradas com profissionais, por isso, consulte-nos. Temos uma equipe qualificada, com profissionais especializados para tratar de cada necessidade”, afirma a Dra Ananda, da clínica Scorteganha.
11403366_991873407542842_4963895690184286695_n - Cópia
Serviço

A Scorteganha Odontologia está localizada na rua Major Sezino Pereira de Souza, 681, ao lado da Floricultura Três Chalés. Mais informações pelos telefones 3643-5287 e 9861-4332, pelo site www.scorteganhaodontologia.com.br, pelo Facebook “Scorteganha Odonto” ou ainda no e-mail scorteganhaodontologia@hotmail.com.

FOTOS: EVERSON SANTOS / DIVULGAÇÃO