Gestantes e pessoas com comorbidades serão vacinadas após os idosos

Foto: Jonathan Campos/AEN
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Gestantes e pessoas com comorbidades serão vacinadas após os idosos
Foto: Jonathan Campos/AEN

A Prefeitura informou que após a conclusão da vacinação de todos os idosos com mais de 60 anos, o que deverá acontecer nas próximas semanas, Araucária dará início a próxima etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Hellen Faria explica detalhadamente como vai funcionar o fluxo nesta nova fase.

Quando começa a vacinação para quem tem comorbidades?

Hellen: Não temos data definida ainda. Temos uma previsão de que isso deva ocorrer muito em breve. Esse grupo será o próximo após o término da vacinação dos idosos. Estamos praticamente concluindo esse grupo e, portanto, a previsão é de que nas próximas semanas teremos esse início da vacinação dos comórbidos e gestantes.

O que são comorbidades e quais as que dentro deste grupo?

Hellen: Este é um termo que usamos para falar daquelas pessoas que têm algum problema de saúde. A lista de doenças que o Ministério da Saúde traz é ampla e nem todas as comorbidades fazem parte deste grupo prioritário para a vacina contra a Covid-19. Essa relação está disponível no Plano Nacional de Imunização (CLIQUE AQUI), mas posso citar algumas: diabetes, doenças pulmonares, hipertensão arterial (pressão alta), doenças cardíacas, doenças cerebrovasculares, doenças renais crônicas, pessoas com imunossupressão, doenças hematológicas, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

Lembrando que não são todas as doenças destes grupos que se enquadram no Plano. Portanto, é o profissional de saúde que fará a análise se a pessoa se enquadra dentro destas comorbidades ou não.

Essa etapa será dividida em dois subgrupos. Quais são?

Hellen: Na fase I serão: pessoas com síndrome de Down (independente da idade, acima de 18 anos); pessoas com doença renal crônica (independente da idade acima de 18 anos); gestantes e puérperas (que ganharam neném a menos de 45 dias) com comorbidades (independente da idade acima de 18 anos) e também; pessoas com deficiência permanente e com comorbidades que tenham entre 55 e 59 anos.

Já na fase II, serão gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades que tenham entre 18 e 54 anos. O chamamento será feito a partir das faixas etárias, assim como foi com os idosos.

Menores de 18 anos podem se vacinar nessa etapa?

Hellen: Não. Ainda não há testes concluídos de vacinas contra a covid-19 em menores de 18 anos e crianças. Por isso, esse público não poderá ser imunizado.

O que essas pessoas precisam fazer para se vacinar?

Hellen: Todos que têm comorbidades, sejam pacientes ou gestantes, precisam apresentar uma declaração do profissional de saúde de que a pessoa tem a comorbidade e qual é. Essa declaração é um documento único que será utilizado tanto pelo serviço público quanto privado. As pessoas que são acompanhadas pelas unidades de saúde ou serviços como o CEMO, já têm um prontuário com todo o seu histórico. As equipes já estão realizando um levantamento nestes prontuários para ver quais pacientes se encaixam nesse perfil exigido pelo Ministério da Saúde. Então esse documento já será emitido e após o dia 10 de maio as unidades começarão a entregar.

Quem utiliza serviço médico particular ou por meio de convênio, deve procurar seu médico ou a clínica onde consulta para solicitar que esse documento seja emitido. Esse documento estará disponível no site da Prefeitura a partir da próxima semana. Ele poderá ser impresso pelo médico ou pelo próprio paciente que deverá levar para seu médico assinar e carimbar.

Quem tem síndrome de Down precisa apresentar algum documento?

Hellen: Segue o mesmo critério, precisa também do documento emitido pelo profissional de saúde, seja nas Unidades de Saúde, em algum outro serviço da rede, ou do seu médico particular.

Pessoas que têm doença renal crônica. Como vão se vacinar?

Hellen: Estes pacientes têm orientação do Ministério da Saúde para fazer na própria clínica onde fazem a hemodiálise. Os que fazem peritoneal receberão a vacina em casa. 

Pessoas com deficiência permanente que recebem o BPC precisam apresentar alguma declaração?

Hellen: Não precisa. Teremos uma lista com o nome de todos. Tendo o nome nessa lista já pode tomar a vacina.

Dúvidas

Mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidas pelo Disk Corona 0800-642-5250.

Texto: PMA
Compartilhar
PUBLICIDADE