A secretária de Cultura e Turismo convida toda população para o encontro
Reclamar das conduções que a cultura araucariense está tendo é fácil, difícil é se mexer para efetivar uma mudança positiva para a população. Nesse sábado, 06 de julho, está dada uma oportunidade da população araucariense se organizar e reivindicar o encaminhamento que deseja para o setor cultural da cidade.O evento em questão se trata da II Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, que acontece no auditório da Câmara dos Vereadores. Na ocasião serão debatidos quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
Como explica a Secretaria de Cultura e Turismo, Irene Olbre Zanon, o evento é aberto a toda a população: “No momento do credenciamento o participante vai poder escolher aquele eixo que tem mais afinidade. Por exemplo, implementação do Sistema Nacional de Cultura, como ele se deu, quais são os marcos legais, de que forma ela está regulamentada; se a gente for pegar outro eixo como Cultura e Desenvolvimento, a gente vai se reportar a nossa cidade, a trajetória de nossa cultura, como ela se desenvolveu, qual a sua vocação, o que ela tem de mais forte, quais os pontos que são mais frágeis, que precisam de mais investimento. Então pode ser feita uma escolha por afinidade”, explica. A Secretária ainda garante que em cada grupo terá um texto de subsídio e um coordenador e um redator para auxiliar no desenvolvimento das idéias.
Da etapa municipal sairão os delegados que vão representar Araucária na 3ª Conferência Estadual de Cultura, ainda sem data confirmada, e na 3ª Conferência Nacional de Cultura, de 26 a 29 de novembro, em Brasília. Os delegados serão representantes da sociedade civil e representantes indicados pelo poder público. A II Conferência Municipal de Cultura é aberta ao público. Para ter direito a voz e ao voto é preciso fazer o credenciamento, das 8h às 10h. O encerramento está previsto para as 19h. “A II Conferência é um espaço de discussão e proposições para políticas públicas na área de cultura. Isso significa além de avaliar, propor que encaminhamentos que a sociedade pode estar contribuindo para que ela seja mais fortalecida na sua cidade”, enecrra Irene.
Opinião do conselheiro
Pedro Sfendrych, um dos Conselheiros Municipais de Cultura, está participando ativamente da construção da II Conferência e destaca a tamanha importância da participação da população: “Eu acredito que a conferência é uma das melhores oportunidades de se fazer a diferença diretamente. É onde a sociedade civil tem direito a voz e voto e qualquer um que queira dar a sua contribuição pode ir e fazer proposições, debater e ajudar a formular ou melhorar as políticas culturais que serão implementadas daqui pra frente. Precisamos ao máximo da participação de representantes da sociedade como um todo, para que nosso conjunto de proposições seja mais abrangente e democrático possível”, explica.
Além dos objetivos claros do encontro, Pedro também destaca a importância da Conferência como espaço de formação: “Um ponto que eu acho interessantíssimo nas conferências é a capacidade que elas tem de formação de agentes culturais. Muitas pessoas vão inicialmente como ouvintes, acabam se interessando pelo debate, pela troca de experiências , e saem de lá com uma outra visão sobre cultura e sobre as formas como ela se apresenta.No atual momento em que vivemos, com essa efervescência de jovens saindo as ruas, brigando pelos seus direitos e por um país melhor, seria muito triste não ver o plenário da câmara cheio, pois a conferência, ao meu ver, é um canal aberto para muitas dessas mudanças”, compartilha.
Serviço
O que: II Conferência Municipal de Cultura
Data: 06 de julho
Horário: das 8h às 19h
Local: Câmara dos Vereadores
Endereço: Rua Irmã Elizabeth Werka, nº 55, Fazenda Velha.