Inscrições para eleições do Fundo de Previdência começam hoje | O Popular do Paraná

A partir desta quinta-feira, 22 de outubro, até a próxima quarta-feira (28) estão abertas as inscrições para os servidores públicos municipais concursados que tiverem interesse em disputar as eleições para conselheiro do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA).

O edital de abertura do processo de seleção foi divulgado esta semana e estabelece que, em razão da pandemia da Covid-19, a votação acontecerá de maneira online entre os dias 3 e 9 de dezembro por meio de um site específico.

Estão em jogo sete vagas para o Conselho Administrativo (quatro servidores do Poder Executivo, dois do Poder Legislativo e um servidor já aposentado) e outras cinco vagas para o Conselho Fiscal (três servidores do Poder Executivo, um do Poder Legislativo e um aposentado). Pelas regras, os servidores de cada segmento podem votar em seus pares. Ou seja, funcionário da Prefeitura só vota em funcionário da Prefeitura, da Câmara só vota em quem for da Câmara e aposentado só vota em aposentado.

Inscrições

Ainda conforme as regras do processo eleitoral, para ser candidato os interessados precisam integrar o quadro de servidores efetivos do Município há pelo menos cincos anos. É preciso ainda apresentar certidão de antecedentes criminais atualizada. O interessado ainda não pode ter tido aplicado contra si pena disciplinar ao longo dos últimos dois anos e não ser inelegível nos termos da Lei Complementar nº 64/1990. Os servidores que tiverem interesse na vaga também precisarão, caso eleitos, comprovar que possuem curso superior. Sem cumprir essa exigência, a pessoa não consegue assumir o cargo.

Quem se interessou e deseja se candidatar precisa urgentemente entrar em contato com o Fundo de Previdência pelo telefone 3642-4075 e agendar horário para entrega da documentação de registro de candidatura. Mas, preste atenção, porque o período de inscrição acaba já na quarta-feira da semana que vem.

Votação

Este ano, como estabelece o edital, a eleição ocorrerá totalmente de forma online, por meio do site https://fpma.eleicaonet.com.br. Cada servidor poderá votar apenas uma vez, sendo que a votação é facultativa. Como o processo de escolha é virtual, a comissão eleitoral contará com o apoio de uma empresa de tecnologia da informação para garantir que as regras do jogo não sejam burladas. Inclusive, cada servidor apto a votar receberá um código de autenticação em seu celular ou email a fim de comprovar de que é ele mesmo quem está participando do processo. O sistema contratado também não permite a identificação de quem votou em quem, garantindo ao funcionário o sigilo do voto.

Informações

Outras informações sobre o processo eleitoral podem ser obtidas pelo telefone 41 3642-4075 ou pelo email eleições.fpma.2021.2022@gmail.com

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1235 – 22/10/2020

Compartilhe esta notícia: