A invasão que começou pouco antes do dia das eleições – 7 de outubro – na Rua Presidente Costa e Silva, no bairro Costeira, está com os dias contados. Na quinta-feira, dia 1º, o Juiz da Comarca de Araucária, Evandro Portugal, concedeu a liminar de reintegração de posse à proprietária da área e, a qualquer momento, as forças policiais deverão efetuar a retirada das famílias.

A ação dos invasores foi bastante rápida e organizada. Em poucos dias eles abriram ruas, limparam o terreno, dividiram a área em lotes numerados e nominados e logo foram surgindo casas. A estimativa é de que mais de 600 famílias já estejam acampadas no local.

Se na invasão do Jardim Milão as forças policiais agiram rápido e retiraram os invasores por se tratar de uma área pública, o mesmo não ocorre na invasão da Rua Presidente Costa e Silva, no bairro Costeira, que teve início antes das eleições, e vem ganhando proporções maiores a cada dia que passa. A área, de 121 mil metros quadrados, é particular e, nesses casos, as forças policiais só poderão agir com autorização judicial.

A procuradora legal das terras, Gessi Mascaro, que representa a proprietária, moradora de Curitiba, disse que foi buscar o documento emitido pelo Fórum na tarde de ontem, dia 5, e já entregou cópias as autoridades policiais e órgãos competentes, que deverão cumprir a ordem judicial. “Estamos aguardando porque agora só depende deles para desocupar a área”, comentou.

Até o fechamento desta edição, não havia nenhuma novidade sobre o caso.