A rotatividade dos livros está sendo grande e é fácil encontrar as casinhas vazias
É período de férias e o que todos nós gostaríamos é de estar viajando por aí, conhecendo um pouco do nosso estado, nosso país e, quem sabe, um pouquinho desse mundão. Porém, por diversos motivos nem sempre isso é possível, é o dinheiro que está curto, a falta de companhia ou qualquer outro motivo que nos impeça de rodar por aí. A boa notícia, e também velha, mas esquecida, é que quem fica por aqui em Araucária também consegue viajar. Como? Com os livros!
Como explicou Jaqueline Machado, da Divisão de Literatura, nossa cidade possui muitos espaços de leitura, onde a diversão está ali, esperando você em uma prateleira. “Temos a Biblioteca do Caíque, a Biblioteca central, a Casa das Palavras Brincantes no Parque Cachoeira, além das cinco minibibliotecas espalhadas por aí”, explica. A ação das casinhas dos livros merece destaque, em casa ponto, dos cinco espalhados pela cidade, estão sendo colocados 10 livros por semana e, conforme afirmou Jaqueline, a aceitação tem sido plausível.
“Os livros não estão sendo suficientes pela demanda. Pedimos atenção das pessoas para lembrar de devolvê-los, como não temos controle, não sabemos se as pessoas estão devolvendo e outras pegando rapidamente ou se estão esquecendo mesmo de devolver, mas a intenção não é controlar, é levar os livros mais perto das pessoas. Porém, mesmo assim, aguardamos ainda mais participação das pessoas, elas também podem doar livros de literatura, é fundamental que eles circulem por aí”, explica Jaqueline. Ao todo, pela Divisão Literária, são 200 livros que circulam por mês nas minibibliotecas, sendo metade infantis e metade adultos, todos de literatura nacional e estrangeira. O empréstimo pode ser feito por qualquer pessoa, desde que respeite as dicas anexadas nas pequenas casas. Quem tiver livros para doar pode entrar em contato com a Divisão de Literatura, são muito bem-vindos: 3905-6065.
Atividades
Os encontros literários ainda não estão acontecendo em janeiro, mas está previsto que em fevereiro retornem as atividades do Sarau de Contação de Histórias, Círculo de Leitura e Viagem pela Leitura. O que está acontecendo é uma conversa entre amigos, grupos que se encontram depois da leitura de um determinado livro para discutir e conversar sobre ele. Atualmente o grupo está com 50 pessoas e faz parte da iniciativa do empresário Marcelo Almeida que tem grupos com esse perfil em Curitiba e outras cidades do estado. “Através dele disponibilizamos o livro que é distribuído pelas pessoas cadastradas no grupo e depois marcamos um encontro para discutir a obra. Esse mês estamos lendo o livro O Advogado, do John Grisham, ainda não marcamos o encontro, mas quem se interessar é só se cadastrar no Arquivo Histórico”, detalha.
O melhor de tudo é que você pode pegar um livro em uma das bibliotecas e ir aproveitar em algum espaço da cidade, como os parques; é só sentar de baixo da sombra de uma árvore e mergulhar em outro mundo. Para pegar os livros é muito fácil, é só se direcionar a algum espaço de leitura com um documento e um comprovante de residência e pronto, você já pode levar três livros para casa. Quem ainda quiser receber dicas de leitura, basta curtir a página no Facebook da Biblioteca Emiliano Perneta. Os horário de atendimento dos espaços de leitura são: Biblioteca do Caíque no Núcleo Cultural: se segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; Biblioteca Emiliano Perneta de segunda a sexta das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h; Casa das Palavras Brincantes, no Parque Cachoeira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; e Minibibliotecas espalhadas pelas praças da cidade que funcionam 24.
Os livros não estão espalhados só em Araucária, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) montou em cinco pontos do litoral paranaense o projeto Bibliopraia, uma estrutura que permite o empréstimo de livros e revistas de forma simples e sem burocracia. Cada Bibliopraia conta com um acervo de 1,2 mil títulos de todos os gêneros literários, selecionados pela equipe da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
O empréstimo do livro é feito de forma simples, basta o leitor fornecer nome e telefone. A devolução pode ser feita em qualquer um dos Bibliopraias ou na BPP após o verão. O horário de atendimento é das 8h às 20h. As Bibliopraias de Caiobá (Praia Brava), Guaratuba e Pontal do Paraná/Ipanema já estão em funcionamento. As de Caiobá (Praia Mansa) e Paranaguá estarão disponíveis a partir de 15 de janeiro. Os módulos, construídos especialmente para o projeto, funcionam até 17 de fevereiro e irão circular por outros municípios paranaenses entre março e outubro.
Local dos Bibliopraias
A partir de 20 de dezembro:
– Caiobá – Praia Brava: Avenida Atlântica, 1800 (em frente às sorveterias D’Vicz e Vêneto).
– Guaratuba – Avenida Atlântica, 1700 (em frente à Praça da Bíblia).
– Pontal do Paraná/Ipanema: Avenida Atlântica, 7351 (em frente aos restaurantes Atlântico Sul e Kikito).
A partir de 15 de janeiro:
– Caiobá – Praia Mansa: Avenida Agilio Leão de Macedo, 352.
– Paranaguá – Ilha dos Valadares (Praça Cyro Abalem).
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná