Pesquisar
Close this search box.

Lixão no Dalla Torre está atraindo bichos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Lixão no Dalla Torre está atraindo bichos
Prefeitura vai orientar moradores sobre o lixo

Moradores do Jardim Dalla Torre estão incomodados com o lixão que está se formando em um terreno baldio localizado na Rua Marechal Joarez Távora, ao lado de um local conhecido como escadão. Restos de resíduos domésticos, de grama e de folhas, peças de eletrodomésticos e roupas são alguns exemplos do lixo que é despejado no local.

Os denunciantes chegaram a acionar a Prefeitura, que já esteve no local e instalou placas de orientação para não jogarem lixo ali. No entanto, eles alegam que as placas foram instaladas distantes do ponto crítico, e ninguém está respeitando. “O terreno pertence à Capela Nossa Senhora de Lourdes, mas quem está emporcalhando o local são os próprios moradores. Inclusive a igreja foi quem levou a culpa por não cuidar do terreno, mas os culpados, que são as pessoas que realmente jogam lixo, saíram impunes”, falou uma moradora.

Outra moradora disse que a situação já está saindo do controle, pois o lixão está atraindo cobras, aranhas e ratos. “Isso vai acabar virando um problema de saúde pública. Não aguento mais ver bichos entrando na minha casa. Alguém precisa nos ajudar”, suplicou.

Fiscalização
A Prefeitura de Araucária, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo, esclarece que o terreno em questão é cadastrado como de propriedade da Mitra Diocesana e, por isso, a Igreja foi autuada. O Código de Obras e Posturas do Município (Lei nº 2.159/2010) deixa claro no artigo 86 que “todos os imóveis urbanos deverão ser murados e ou cercados e estes devem ser mantidos em bom estado de conservação”.

O artigo 88 cita que “os lotes baldios situados em logradouros pavimentados devem ter, nos respectivos alinhamentos, muros ou cercas de fechamento em bom estado e aspecto”. O mesmo Código de Postura (no artigo 85) também trata da responsabilidade dos proprietários quanto a calçadas: “os proprietários de imóveis que tenham frente para ruas pavimentadas ou com meio-fio e sarjeta, são obrigados a pavimentar e conservar os passeios à frente de seus lotes”.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que fará uma orientação aos moradores sobre o problema com relação ao descarte correto dos resíduos, uma vez que a Prefeitura faz a coleta regular de todos os tipos de resíduos. Basta solicitar pelo telefone 3614-7480 (para galhos, madeiras e outros resíduos volumosos) e pelo telefone 3614-7580 (SMOP) para caliça (restos de construção).