Lugar de Memória: Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres a serviço da população

Professores da Rede Municipal de Ensino em visita ao Arquivo Histórico. 29.08.2018
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Lugar de Memória: Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres a serviço da população
Entrevista com Irene Baideski. Colônia Ipiranga. 2010

 

O direito a informação de qualidade também é base de uma sociedade livre e democrática. O passado que se encontra nos arquivos se constitui em importante ferramenta para procedermos em relação aos desafios que se apresentam para o futuro. Um lugar de memória como arquivos e museus, se faz pela experiência dos que vivem o lugar e da preocupação em se perpetuar memórias.

Criado pela Lei Municipal nº 1.040, de 11 de abril de 1996, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Arquivo Histórico tem como finalidade reconstituir, proteger, restaurar, ordenar e classificar todos os registros que digam respeito à história do Município servindo também como centro de pesquisa e capacitação.

O acervo do Arquivo conta com fotos impressas e digitalizadas, documentos em papel de vários acervos (particulares e oficiais), entrevistas gravadas e degravadas (história oral), cópias de registros paroquiais, além de fitas VHS, CDs e DVDs com fotos e filmagens de eventos locais.

O cotidiano de trabalho no Arquivo Histórico compreende uma série de procedimentos que envolvem arquivamento, pesquisa de campo, produção científica e de atendimento a pesquisadores e a população em geral.

Um dos trabalhos mais significativos que o Arquivo realiza em prol da construção da história local é o de pesquisa com fontes orais. Seguindo procedimentos científicos para realização de entrevistas, conseguimos com os moradores locais, preciosos materiais para nosso acervo e publicações. No momento das entrevistas também são coletados inúmeros outros documentos que se encontram guardados em estado de arquivo familiar e que, com a devida autori­zação de seus proprietários, passam a compor nosso acervo.

Nossas publicações de pesquisas envolvem diversos formatos que englobam a Coleção de livros História de Araucária (vol. 1, 2, 3, 4, 5 e 6), produções de pesquisas históricas para espaço museológico, folders, calendários, além da coluna para este periódico, entre outras.

Nossos procedimentos de arquivamento envolvem limpeza do material, preenchimento de ficha de cadastro, acondicionamento em pastas devidamente numeradas, catalogação em formato digital, arquivamento em estantes e também conservação do material (controle de temperatura, umidade e combate de pragas).

O atendimento para pesquisadores, estudantes e população em geral ocorre respeitando procedimentos técnicos que buscam proteger o acervo, ao mesmo tempo em que procuramos suprir necessidades específicas de cada um que procura nossos serviços. Alguns precisam responder a pesquisas escolares, outros são professores e desejam planos de aulas mais elaborados, outros são acadêmicos em busca de seus objetos de pesquisa, outros são munícipes interessados em histórias de família ou que buscam pertencimento através da empatia por referências locais.

Nossa prioridade é sempre atender a todos, porém alertando para a necessidade de referenciar o material que será utilizado, afinal em tempos de internet, é preciso prestar atenção na integridade e propriedade dos acervos que não pode ser violada. Nosso respeito por quem nos cede esses materiais é imenso e para tanto, nos resguardamos com assinatura de autorizações para uso de imagem e conteúdo dos documentos coletados.

Texto: Cristiane Perretto e Luciane Czelusniak Obrzut Ono

Publicado na edição 1136 – 25/10/18

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