Por volta das 21h desta terça-feira (30/04), uma intervenção policial acabou resultando na morte de Alan Rodrigo Gonçalves Barbosa na rua Rio Grande do Sul, no bairro Iguaçu, em uma área de ocupação irregular, próximo à estação de tratamento da Sanepar. A Polícia Militar recebeu o chamado de uma testemunha, e esta relatava que desde o início da noite, Alan estaria agredindo a esposa e um menor, filho do casal.
Segundo vizinhos, o autor das agressões seria uma pessoa bastante violenta, que frequentemente agredia a esposa e ainda fazia ameaças aos vizinhos, usando uma espingarda. O suspeito também já teria várias passagens pela polícia.
Quando a PM chegou na casa, Alan apareceu na janela e começou a ofender e ameaçar a equipe. Os policias então tentaram uma abordagem no momento em que o suspeito tentava fechar a porta de entrada da casa. Porém, quando indagado sobre o que havia feito, ele se tornou agressivo, apanhou uma faca e investiu sobre um dos policiais, que não foi atingido graças ao colete balístico. Em defesa, a equipe revidou a agressão e acabou alvejando o indivíduo, ele entrou em óbito no local. O Siate foi acionado para prestar os primeiros atendimentos ao homem, mas nada mais havia a ser feito.
Durante buscas na residência do casal, a PM localizou uma arma de fabricação caseira, entregue posteriormente à Delegacia de Araucária, juntamente com a faca. A vítima de violência doméstica foi encaminhada para prestar informações. O corpo de Alan foi recolhido pelo Instituto Médico Legal de Curitiba.
Vale lembrar que a PM e demais forças policiais de Araucária estão intensificando as ações no combate à violência doméstica dentro da Operação Mulher Segura, lançada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) através da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Ceconseg).