O cultivo de alimentos orgânicos é considerado politicamente correto
Alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos e produtos direto do produtor estarão mais próximos da população de Araucária a partir de hoje, 8 de março, quando começa a funcionar a Feira Orgânica, no Mercado Municipal.
De acordo com o prefeito Olizandro Ferreira, a ideia é facilitar o acesso do consumidor a produtos orgânicos e também investir em saúde. “A alimentação é a base de uma vida saudável. Proporcionar à população o consumo de orgânicos é também uma forma de contribuir para uma melhora na sua qualidade de vida. Temos muitos produtores orgânicos em Araucária e, por isso, tenho certeza que a Feira será um sucesso”, comenta o prefeito.
Ao todo, serão 15 barracas onde serão comercializadas hortaliças e frutas orgânicas, pães e bolachas, embutidos, conservas, ervas, peixe vivo, flores e folhagens, e artesanato. O espaço terá também uma praça de alimentação e atividades de recreação. Além de garantir uma alimentação mais saudável, quem comprar na Feira Orgânica pode economizar, já que a venda é feita diretamente do produtor para o consumidor.
Para o secretário Carlos Augusto Siqueira do Couto, da pasta de Agricultura, a feira é vantajosa para todos. “A intenção é democratizar o acesso da população aos alimentos orgânicos. Além disso, a negociação sem intermediários é mais justa, já que é o intermediário que encarece a venda”, comenta o secretário.
Integração
O Terminal Rodoviário Central e a Feira Orgânica serão integrados. Ao sair do Terminal, os usuários do transporte coletivo receberão um cartão, que deverá ser carimbado pelo produtor da Feira. Ao retornar ao Terminal, basta apresentar o cartão carimbado para entrar sem pagar novamente a passagem. O benefício vale apenas para quem comprar hortaliças e frutas orgânicas e deve ser usufruído em até 3 horas.
A Feira Orgânica será realizada todas as sextas-feiras, das 14h às 20h, no Mercado Municipal.