Moradores reclamam de problemas em cemitério
Rua alaga quando chove devido a problemas no escoamento do cemitério

 

Moradores da Rua Particular, no prolongamento da Targino Silva, no bairro Boqueirão, estão reclamando da falta de segurança no cemitério do bairro e de problemas provocados pela falta de um sistema adequado de escoamento da água da chuva, situação que tem provocado alagamentos nas ruas no entorno. “Tem dias que chove bastante e água escorre do cemitério, passa por um terreno da Prefeitura e alaga as ruas que ficam próximas. Em alguns casos a água chega a entrar nas casas. Já fui na Vigilância Sanitária fazer reclamação, eles mandaram uma equipe do Meio Ambiente aqui, que constatou o problema e ficou de enviar uma equipe da Secretaria de Obras para fazer o serviço, mas até agora nada”, reclamou a moradora Alexsandra Padilha.

Segundo ela, que mora em uma pequena chácara atrás do cemitério, não é possível plantar nada, pois a água suja que vem do cemitério destrói tudo. “Nós tínhamos um poço aqui, mas a água foi contaminada. Desde janeiro que entrei com pedido na Prefeitura pra que façam alguma coisa, só que o problema continua, até conversei com uma advogada e ela me orientou a entrar com uma ação contra o Município”, comentou.

Outro problema relatado pelos moradores é a falta de segurança no cemitério, que tem facilitado a ação de vândalos e ladrões. “Não tem vigia para cuidar dos túmulos e os bandidos aproveitam para fazer a limpa. Eles roubam peças de bronze com os nomes dos parentes e outros objetos. Fica fácil, porque ninguém vê nada”, denunciou um morador.

Soluções

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) informou que já foram realizadas intervenções no local para conter o fluxo de água quando há chuva intensa. Convém destacar que, de acordo com a SMMA, os alagamentos em questão não ocorrem diretamente do Cemitério para as casas, mas da água da rua para as casas.

A Secretaria se prontificou em enviar novamente uma equipe ao local para verificar se há necessidade de mais alguma intervenção. Sobre a segurança, a Guarda Municipal informou que o Cemitério do Boqueirão conta com alarme e as rondas na região são frequentes. Como em outros casos, a participação dos moradores colaborando com denúncias via telefone 153 é muito importante para garantir um atendimento cada vez mais ágil.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto:  Everson Santos