Não basta garantir a vaga

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Durante a abertura da XVI Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, que trouxe ao debate as políticas públicas para a Educação Infantil a Secretária de Educação de Araucária, a pedagoga Janete Schionteck se ateve a responder às críticas quanto a necessidade urgente da ampliação da rede física e consequente aumento da oferta de vagas, através da construção de novos Cmeis no município.

Dados apresentados ao longo do debate no evento apresentaram a urgência desta demanda. Aproximadamente 2500 crianças aguardam na fila de espera por uma vaga. Além disso, muitos locais funcionam acima do porte estabelecido para cada local, ou seja, atendem muito mais crianças que poderiam. Observe ao lado os dados de 2013, apresentados pelo Departamento de Estrutura e Funcionamento da SMED.

Vale lembrar que não basta apenas ampliar os Cmeis ou construir novos, é preciso ter profissionais para atender com qualidade as crianças. Os prédios, os materiais pedagógicos e de higiene e cuidado precisam estar em boas condições.

Foram denunciadas várias situações que vão desde a falta de profissionais para garantir a proporção adequada: Creche: criança de zero a dois anos – 01 adulto até 06 crianças; II – Creche: criança de três anos – 01 adulto até 10 crianças; III – Pré-escola: criança de quatro até cinco anos – 01 adulto até 16 crianças e de Cmeis que não atendem os padrões mínimos de qualidade e que funcionam sem autorização, são muito comuns em nossa cidade. Se a criança é prioridade absoluta conforme a lei, isso não passa de letra morta em Araucária.

Estagiários denunciaram que estão cobrindo falta de funcionários nos Cmeis, atendentes denunciaram o desrespeito e o descaso, professores e diretores denunciaram a falta de infraestrutura adequada para atender as crianças.

Há um longo caminho que Araucária precisa trilhar para ter uma educação infantil de qualidade. E se continuar optando em contratar Cargos Comissionados e gastar em publicidade, como o contrato com a Trade Comunicação e Marketing, de quase dois milhões, assinada pelo amigo dos servidores, o Secretario de Comunicação, esse direito das crianças ficará cada vez mais longe de ser concretizado.

02 opiniao pb copy

Compartilhar
PUBLICIDADE