Tomaram posse na tarde de ontem, dia 23, no anfiteatro da prefeitura, a nova gestão do Conselho Municipal de Educação (CME). Ao todo são 24 os integrantes do órgão, sendo doze titulares e doze suplentes. Os novos conselheiros cumprem um mandato de três anos, ficando no cargo até 2011.

De acordo com informações do CME, os novos conselheiros foram eleitos ou indicados por seus segmentos durante todo o mês de maio. Dos 24 que tomaram posse ontem, 11 foram reconduzidos ao posto.

Pra que serve?
O CME é um órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema Municipal de Ensino. Entre suas funções está a de elaborar as normas que regem a educação municipal, como por exemplo, autorizações de funcionamento de escolas públicas e cmeis e escolas de educação infantil particulares.

Quem faz parte?
A lei que criou o Conselho prevê que dos doze membros que compõe o órgão três são indicados pelo prefeito municipal; dois professores e dois funcionários das unidades educacionais municipais eleitos pelos sindicatos que representam as categorias (Sismmar e Sifar); um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, indicado pelo próprio órgão; um representante das instituições da rede privada de educação infantil; dois pais e um aluno. Nestes três últimos casos a eleição para escolha dos conselheiros foi organizada pelo próprio CME.

Mais informações sobre a atuação do õrgão pode ser obtida através do telefone 3901-5079.