A Câmara e Vereadores realiza nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, às 15h30, mais uma sessão plenária. Será a segunda desta semana. A primeira aconteceu na terça-feira (4) e abriu o calendário legislativo ordinário de 2025.
Como era esperado, a primeira sessão teve como protagonista o prefeito Gustavo Botogoski (PL), que utilizou a tribuna da Casa para dar sua mensagem de boas-vindas aos vereadores e ouvir as primeiras impressões dos edis acerca deste início de mandato. O clima foi afável. O prefeito aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da Câmara para colocar em prática o projeto de governo que apresentou ao eleitorado nas últimas eleições, principalmente com foco na melhoria da qualidade da Saúde.
Gustavo ainda reforçou aos vereadores o seu respeito ao Poder Legislativo e avisou que determinou a todo o seu secretariado que, dentro das possibilidades, sempre atendam as demandas de interesse da população que chegam ao Executivo por intermédio de pedidos dos edis.
Nessa primeira sessão não houve qualquer tipo de votação de projetos de lei e/ou indicações e requerimentos. A expectativa é que essas análises aconteçam a partir da próxima semana. Na plenária convocada para hoje acontecerá a recepção do projeto de lei que reorganiza a estrutura administrativa da Casa.
Essencialmente esse projeto cria os cargos de assessores para atender os gabinetes dos dois novos vereadores que passaram a integrar o parlamento municipal a partir de 2025. Até a legislatura passada eram 11 edis e agora são 13. Por isso o projeto apresentado cria seis novas vagas de assessores e duas de chefes de gabinete, possibilitando que cada parlamentar tenha um time de três assessores e um chefe de gabinete.
O texto ainda moderniza a estrutura de comunicação da Câmara, criando uma diretoria específica para esse fim. A tendência é que a tramitação dessa proposta seja aprovada até o dia 18 de fevereiro.
Edição n.º 1451.