Araucária PR, , 13°C

Ortodontista explica os benefícios do botox

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

 Botox ajuda a corrigir  problemas  que interferem na mastigação e na fala
Botox ajuda a corrigir
problemas que interferem na mastigação e na fala

J2 - Cópia
A toxina botulínica (BTX)– mais conhecida pelo seu nome comercial, o botox – vem revolucionando os tratamentos estéticos faciais. O botox é famoso por seu uso estético na redução das rugas e na minimização das marcas de expressão. Através do seu uso na Odontologia, é possível diminuir a contração muscular que interfere nas funções habituais da fala, mastigação, bem como na estética do sorriso.

O dentista, desde que tenha um treinamento específico e possua conhecimento das estruturas anatômicas funcionais da cabeça e do pescoço, pode contar com este importante recurso entre seus tratamentos tera­pêuticos. A ortodontista Dra. Zeneide Araujo explica que na Odontologia em particular, a aplicação dessa substância tem se mostrado uma alternativa eficaz no controle de disfunções mandibulares e na correção estética da exposição gengival acentuada. “A toxina botulínica é produzida pela bactéria clostridium botulinum e possui sete formas distintas, que vão do tipo A ao G, sendo o tipo mais comumente utilizado por suas propriedades terapêuticas. Essa substância é usada há pelo menos 20 anos no tratamento de doenças ocasionadas pela excessiva contração muscular. Quando injetada no músculo, ela atua na sinapse bloqueando a liberação de acetilcolina, substância responsável pela contração, provocando o relaxamento muscular e ocasionando, assim, a diminuição da dor”, elucida.

Ainda de acordo com a ortodontista, a BTX – Tipo A tem um grande potencial de uso, mas atualmente é mais utilizada na Odontologia para casos de doenças ou disfunções nos músculos mastigatórios que, além de acarretarem dores musculares diversas e a limitação na abertura da boca, podem atrapalhar as funções mastigatórias. “Em casos de correção do sorriso com grande aparecimento gengival, a substância também é uma alternativa viável àqueles que não desejam submeter-se à cirurgia ortognática”, comentou Dra. Zeneide.

Ela adverte que o cirurgião dentista não pode aplicar essa substância para fins estéticos, pois este tipo de procedimento não se enquadra na área de atuação permitida aos dentistas. “A capacitação adequada do profissional é imperativa para qualquer tipo de procedimento”.

Serviço

O consultório da Ortodontista Dra. Zeneide Araujo está localizado na rua Major Sezino Pereira de Souza, nº 828 – telefone 3642-3451.

FOTOS: DIVULGAÇÃO