Não foi à toa que a fundação da APA – Associação dos Professores de Araucária, em março de 1984, ocorreu durante o movimento das “Diretas, Já!”,
Foi em torno da associação que a categoria conquistou o Estatuto do Magistério, em 1986, e realizou a primeira greve, em 1988.
Com o direito dos funcionários públicos formarem seus sindicatos, previsto na Constituição de 88, o magistério partiu para criar o seu sindicato, que aconteceu em assembleia realizada em 23 de setembro de 1989. Um sábado, como neste ano.
A APA continuou existindo por um tempo e, para evitar dupla representatividade ou que fosse contestada a legitimidade do sindicato, houve um período de transição. As diretorias da associação e do sindicato tiveram eleições casadas, elegendo as mesmas pessoas, se fundindo na APA-Sindicato.
A sigla Sismmar aparece em março de 1993, quando a entidade está consolidada e passa a funcionar em sede própria, em 1º de maio do mesmo ano, homenageando o professor Ambrósio Iantas. Atualmente, o Sismmar e o Sifar representam forças politicas importantes no movimento sindical local e nacional. Desde 2009, o Sismmar participa, junto com outros sindicatos nacionais de professores, da luta pela politica de qualidade da educacão nacional, através da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.