Paguem o abono

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nos últimos dias, represen­tantes do Sifar e do Sismmar estiveram envolvidos na defesa da manutenção do abono dos aposentados. O valor de R$ 300,00 é pago mensalmente a cada aposentado e aposentada. E representa uma parte significativa da renda desses servidores. Uma vez que ao se aposentar muitos têm seus vencimentos reduzidos e não possuem mais a condição de avançar na carreira.

Neste mês de janeiro, a administração, orientada por um parecer da Procuradoria Geral do Município decide por extingui-lo e considera-lo inconstitucional. Os Sindicatos e o FPMA se manifestaram no sentido de que não há quaisquer irregularidades na sua concessão. Tanto é, que vem sendo pago por anos e as contas do Município nunca foram reprovadas por isso.

O projeto de lei que garante o pagamento do abono é aprovado ano a ano e dessa vez, o governo decide por enviá-lo a Câmara, se comprometendo com os servidores da garantia da extensão do pagamento por seis meses, até que se decida sobre uma possível incorporação.

Uma comissão de estudos foi formada. Porém, o projeto foi barrado pelo Presidente da Câmara, Bem Hur que compõem a base aliada do Prefeito Hissan. Cheirando a manobra política, o vereador assume a responsabilidade em não colocar o projeto de lei em votação, alegando que necessita consultar Tribunal de Contas e Ministério Público.

Com isso, o governo ganha tempo e não aprova o projeto que estende o abono no primeiro semestre, deixando os aposentados sem receber o benefício. Sindicatos continuam na luta pressionando pela garantia do direito.

Mas o pior é aquela sensação de que esse filme já foi visto: O governo querendo retirar direitos e se escondendo atrás da Procuradoria, do Ministério Público ou do Tribunal de Contas. Lamentável. Cópia do passado, não queremos. Vai ter luta!

Compartilhar
PUBLICIDADE