Quem depende do transporte público em Araucária está incomodado com as más condições dos pontos de ônibus. O lixo espalhado nos pontos de ônibus é a principal reclamação de quem precisa esperar pela condução todos os dias. Segundo os usuários, é comum encontrar resto de comida em cima dos bancos, garrafas vazias, que são deixadas nos pontos e causam transtorno para pedestres e usuários do transporte de ônibus. “Isso sem contar que em dias mais quentes tem o mau cheiro e as moscas”, reclamou um passageiro.
“Alguns pontos de ônibus da cidade estão uma verdadeira vergonha, acho isso ridículo. Deve fazer muito tempo que a equipe da limpeza não passa”, reclamou outro usuário.
A maioria dos pontos de ônibus não possui mais lixeiras, isso porque, segundo a Superintendência do Transporte Coletivo de Araucária, os equipamentos foram destruídos pelos vândalos. “Lamentavelmente não demorou muito para as lixeiras se tornarem alvo de vandalismo”, disse o departamento.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente explicou que nem todos os pontos de ônibus são contemplados com o serviço de limpeza, feito pelos garis. Por isso, onde o serviço não chega, o lixo acaba se acumulando. “Nosso trabalho é repor algumas lixeiras, mas estamos priorizando as áreas que são abrangidas pela limpeza pública, mesmo correndo o risco de os equipamentos serem quebrados novamente pelos vândalos. É um prejuízo considerável para o Município”, lamentou o secretário do Meio Ambiente, Vitor Cantador.
Texto: Maurenn Bernardo