A recém criada Pastoral da Ecologia Integral do Santuário Nossa Senhora dos Remédios faz um convite especial às comunidades araucarienses, para que participem dos encontros. O próximo está marcado para sábado (02/08), às 10h, na Capela Santo Antônio, que fica no subsolo do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, no Centro.

De acordo com o Santuário, as pastorais surgem a partir de uma análise das necessidades que os fiéis sentem em relação à realidade em que vivem. Foi assim que surgiu a proposta da Pastoral da Ecologia Integral, cujo tema apareceu nos debates da Assembleia Paroquial e posteriormente na Assembleia Diocesana de São José dos Pinhais. Porém, foi durante a Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema foi Fraternidade e Ecologia Integral, que o projeto foi idealizado.

A Pastoral da Ecologia do Santuário tem como objetivo geral, evangelizar, capacitar, integrar e promover um melhor cuidado com a Casa Comum, seguindo os passos de uma Igreja Sinodal, samaritana, profética, com opção preferencial pelos pobres, através de ações sócio transformadoras, reduzindo a degradação ambiental, urbana e rural, promovendo “um novo modelo de estar e viver no mundo”.

Por sua própria característica, a Pastoral da Ecologia Integral deve permear todas as pastorais e movimentos existentes na Paróquia, buscando tecer e unir todas as conexões e interdependências. A Pastoral da Catequese, por exemplo, deverá trabalhar este tema na formação dos catequizandos e os momentos de oração e celebração deverão nos conduzir a assumir nosso papel de guardiões da criação.

“A pastoral deverá priorizar a realização de um intenso processo de formação, associado a ações que envolvam a igreja, seus membros e toda a sociedade onde ela está inserida. Estes primeiros encontros ainda são um momento de mobilização para a participação. Portanto, todos estão convidados e é muito importante que tenhamos representantes de todos os setores da sociedade, associações de moradores, empresários, agricultores, entidades assistenciais e de classe, professores, estudantes, jovens, além das pastorais e movimentos da igreja”, convida o Santuário.

Edição n.º 1475.