Moradores da área rural de Onças continuam na bronca por conta dos constantes problemas no abastecimento de água, fornecida pelos poços artesianos existentes na comunidade. Segundo eles, a bomba vive estragando, e com isso, dezenas de casas ficam sem receber água. “Tem um poço novo aqui que não foi ligado ainda, e isso poderia melhorar o fornecimento. Estamos sofrendo com a constante falta de água e isso poderia ser resolvido, já que pagamos pelo uso da mesma”, criticou uma moradora.
Outro morador disse que quando ocorre problema no poço, caminhões pipa fazem o abastecimento das casas, porém somente aos domingos. “O poço já não comporta abastecer tantas residências, eles dizem que a bomba é fraca e não aguenta puxar tanta água. Isso precisa ser revisto porque pagamos uma taxa de água e queremos receber o serviço”, disse.
A respeito da situação, a Prefeitura de Araucária explicou que há alguns anos instalou poços nas comunidades rurais para o abastecimento de água nas casas. No entanto, foi celebrado acordo com a Sanepar, para que a Companhia realizasse as obras relativas à ampliação ou remodelação desses sistemas. Explicou ainda que cada comunidade foi orientada pela Sanepar e recebeu treinamento para a boa condução das estruturas instaladas, até porque o adequado funcionamento, cobrança e manutenção dos poços é responsabilidade das mesmas. Já ao município, compete fazer a fiscalização e viabilização dos serviços de água e esgoto.
A Prefeitura lembrou ainda que os poços instalados tinham capacidade para atendimento de um número estabelecido de famílias. Porém, com o tempo, observou-se que mais moradores passaram a usar essas estruturas e a vazão de água hoje não é mais suficiente para atender toda a demanda.
Sobre o poço de Onças
Na última sexta-feira, 14 de maio, a Prefeitura e a Sanepar fizeram uma reunião, onde também foi abordada a situação dos poços, inclusive o de Onças. Foi enviada solicitação à Companhia para que encaminhe um técnico para verificar as condições do funcionamento do atual poço da localidade, o qual, segundo a comunidade, vem apresentando problemas elétricos ou na bomba.
Ainda, a Prefeitura está aguardando a Sanepar enviar a documentação para celebração do termo aditivo para efetivação das obras e compra de equipamentos que colocarão em funcionamento um novo poço nessa região. A Companhia informou que deverá enviar os documentos nos próximos dias.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1262 – 20/05/2021