Um ambiente favorável a leitura estimula as crianças que levam os hábitos para toda vida
“Viajar pela leitura / sem rumo, sem intenção. / Só para viver a aventura / que é ter um livro nas mãos. / É uma pena que só saiba disso / quem gosta de ler./ Experimente! / Assim sem compromisso, / você vai me entender. / Mergulhe de cabeça / na imaginação!”. Com essas palavras simples e sensíveis foi que a pequena escritora Clarice Pacheco, de Porto Alegre – RS, definiu sua grande paixão: os livros e as histórias. A menina nasceu em 89 e desde que ganhou seu primeiro livro de presente de aniversário ficou fascinada pelo o que podia proporcionar; e ainda era muito pequena quando começou criar as suas próprias histórias.
Ao longo da infância e curta adolescência, Clarice escreveu poesias, histórias infantis ilustradas por ela mesma, contos e uma breve novela juvenil. Clarice partiu em 2002, em decorrência de uma miocardiopatia. Após sua ausência, os pais organizaram sua produção literária em cinco obras póstumas: Cadernos de Poesias; O Tempo de Cada Um (novela juvenil); e Um Dia na Vida (contos), destinadas ao leitor jovem, foram publicadas em 2003. Um Amor de Cãozinho I – Floquinho e Um Amor de Cãozinho II – Floquinho e Pluminha, destinadas ao leitor infantil, foram publicadas em 2004. Com muito esmero, passava horas montando livros em miniatura, sobre assuntos diversos, com capa, índice, texto e tudo o mais.
Novos horizontes
Clarice é apenas um exemplo do bem que a leitura faz. Estamos falando de literatura: uma história que faça o leitor viajar, encontrar com medos, ver suas dúvidas, dar muita risada, descobrir o mundo… Vivemos em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Por conta disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. É um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais (livros, revistas, dicionários, entre outras, são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida. Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que muitas famílias, escolas e projetos propõem. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Em Araucária
A Prefeitura de Araucária, por meio da Divisão de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) promove várias atividades para incentivo a leitura ao longo do ano. Conforme contou Sandro, Coordenador da Biblioteca Municipal, diversos projetos são oferecidos para a população que objetivam facilitar o acesso aos livros para quem já é amante da literatura e atrair novos leitores. Tenda da Leitura, Contação de Histórias, Varal de Poesias e a Feira de Troca de Livros e Gibis são algumas das opções mais atrativas para o público. As atividades da Secretaria, ressalta-se, não terminam aí, já que são promovidos também a Feira do Livro, Palestras Literárias, a Rua da Leitura, as Rodas de Leitura, a Assessoria a Grupos Literários e Autores, o Teatro de Fantoches, o Discutindo Literatura, a Assessoria a Bibliotecas Comunitárias, as Exposições Literárias, a Viagem pela Leitura, Círculos de Leitura, Conversa entre Amigos, evidenciando a grande atividade da Secretaria, que busca ocupar todos os nichos por onde possa ser despertado na população o gosto pela leitura. Para esse ano, as atividades ainda estão em negociação, conforme contou Jaqueline Carteri, chefe da Divisão de Literatura que contou que a partir de abril antigos e novos projetos de incentivo à leitura serão colocados em ação.
Projeto Ler e Pensar visa contribuir para a educação, cultura e desenvolvimento humano de Araucária
Projeto Ler e Pensar em Araucária
Um projeto interessante que envolve a literatura está aterrisando em Araucária. Na última sexta-feira, 10, a Petrobras, por meio da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), promoveu o lançamento do Projeto Ler e Pensar. O programa é patrocinado pela Petrobras, e objetiva incentivar à leitura, dirigido a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas do município de Araucária. O intuito do projeto é contribuir para a educação, cultura e desenvolvimento humano da comunidade de Araucária, por meio da melhoria dos índices de leitura, interpretação de textos e desenvolvimento da educação básica, incluindo o uso do jornal diariamente em sala de aula e preparar os estudantes para o exercício da cidadania.
Sua dimensão é garantida a partir da parceria com Secretarias Municipais de Educação, Instituições de Ensino Superior, patrocinadores, apoiadores, além de educadores e pedagogos de escolas públicas e particulares. Participaram da cerimônia o Prefeito de Araucária, Albanor José Ferreira Gomes, a Secretária Municipal de Educação, Maria José Dietrich, o Presidente do GRPCOM, Mariano Lemanski, a diretora dos jornais do GRPCOM, Maria Amélia Filizola, a Gerente de Comunicação da Repar, Elisabete Mayer Pontes, o Gerente Geral da Repar, João Adolfo Oderich e demais autoridades.
Dicas de leituras para crianças
• O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
• Reinações de Narizinho
Autor: Monteiro Lobato
Editora Brasiliense
• Rodas, pra que te quero!
Autores: Angela Carneiro e Marcela Cálamo
Editora Ática
• Cachinhos dourados e os três ursos
Autora e ilustradora:Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Editora DCL
• O Mundinho
Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Editora:DCL
• O Menino Maluquinho
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
• Como Nasceram as Estrelas: Doze Lendas Brasileiras
Autora:Clarice Lispector
Editora:Rocco