Postos de Araucária estão fora da fraude
Motoristas da cidade podem abastecer seus carros tranquilamente

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) começou na segunda-feira, dia 9, a interdição das bombas dos postos de combustíveis de Curitiba atendidos pela Power Bombas, empresa denunciada no programa Fantástico como operadora de um esquema de fraudes em postos de combustíveis.

Para alívio dos motoristas de Araucária, segundo informações da assessoria de imprensa do Instituto, até o momento, nenhum posto da cidade faz parte da lista dos atendidos pela empresa suspeita pelas fraudes.

Além da fiscalização nos postos, o Ipem também suspendeu por 60 dias o credenciamento da Power para as atividades realizadas em postos. “Os cerca de 40 postos atendidos por esta empresa só poderão fazer manutenção em suas bombas com autorização prévia do Ipem”, afirmou o diretor presidente do Instituto, Rubico Camargo.

O Ipem explicou que, entre as bombas interditadas, algumas apresentaram até 140 mililitros de diferença. “A cada 20 litros de combustível abastecido, o consumidor deixava de receber um bom volume”, disse Camargo. A tolerância prevista na lei é de 100 mililitros abaixo ou acima dos 20 litros.

Ele informou ainda que, em uma inspeção realizada no final de dezembro, o Ipem constatou que há facilidade de manipulação do sistema que controla o volume de combustível comercializado, o que poderia facilitar a fraude. Comentou ainda que a situação será discutida com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), responsável pela aferição da regularidade das bombas de combustíveis.

“O Ipem pretende testar um novo dispositivo de memória eletrônica (Eprom) destes equipamentos e é intenção dos órgãos fiscais e de defesa do consumidor tornar obrigatória a utilização desses dispositivos para garantir um controle mais efetivo do volume comercializado”, disse.