Na manhã desta segunda-feira, dia 10, o prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) assinou a autorização de licitação para compra de 4.060 mini notebooks para alunos da rede municipal de ensino. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) é disponibilizar os equipamentos a partir do início do próximo ano letivo a cerca de sete mil alunos de quinze escolas pré-selecionadas da rede municipal de ensino. O tipo de equipamento a ser adquirido pelo Município também é conhecido como netbook e é utilizado basicamente para acesso à internet. Da totalidade de computadores que serão adquiridos nesta primeira etapa do programa, apenas 3.500 serão oferecidos aos alunos. O restante será direcionado aos professores que terão a tarefa de instruir os alunos na utilização dos equipamentos
Segundo explicou o secretário municipal de Planejamento, Leonardo Afonso Brusamolin Jr., inicialmente, a ideia é que os alunos não possam levar os equipamentos para casa, sendo que eles ficarão à disposição nas escolas, como material de apoio pedagógico dos professores, que passarão a receber treinamento a partir de setembro deste ano, a fim de aprender como utilizar os mini notebooks em sala de aula.

Durante a assinatura da autorização da licitação, o prefeito explicou que, desde o início de seu mandato, sua equipe já vinha fazendo estudos para dar largada ao programa Um Computador por Aluno (UCA). “O lançamento deste programa agora nada tem a ver com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na semana passada”, garantiu.

Prefeitura vai comprar mais de 4 mil mini notebooks

Zezé autorizou o início da licitação na manhã desta segunda-feira, dia 10, em solenidade na Prefeitura


Zezé disse ainda que a ideia de disponibilizar um mini notebook para cada aluno já é um projeto do Governo Federal desenvolvido em caráter experimental em algumas escolas do país. O tucano disse ainda que, recentemente, o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende disponibilizar uma linha de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) para financiar a compra de computadores portáteis para alunos da rede pública de ensino. “Inicialmente, estamos dando largada neste projeto aqui em Araucária com recursos próprios das secretarias de Planejamento e Educação, mas se, porventura, tivermos problemas orçamentários que atrapalhem a continuidade do projeto, vamos recorrer a esta linha de crédito junto ao BNDS”, avisou.

A Secretaria de Planejamento orçou o custo unitário de cada equipamento em R$ 750, sendo que é este o valor máximo que a Prefeitura pretende pagar por cada computador. Além dos netbooks, serão adquiridos outros equipamentos, como servidores, que serão instalados em cada instituição a fim de criar uma espécie de rede sem fio de acesso a internet em todas as dependências da escola. No total, a primeira etapa do programa custará aos cofres públicos cerca de R$ 3,4 milhões, que serão bancados com recursos do orçamento da Prefeitura deste ano e do próximo. A licitação será feita na modalidade concorrência pública.

Professores receberão treinamento

A diretora do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação, Rosilene Caetano Lago, explicou que a preparação dos professores para trabalhar com o UCA na rede municipal de ensino já começou há alguns meses. Segundo ela, foi montada toda uma estrutura para qualificar um grupo de professores que servirão como multiplicadores para os demais profissionais da rede a partir do mês de setembro. “Introduzir este programa no dia a dia escolar depende de toda uma preparação pedagógica, técnica e social por parte dos professores, que por meio da formação continuada terão todo o suporte necessário para lidar com esta tecnologia em sala de aula”, garantiu.