Programa Hora Polonesa completa 30 anos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O programa Hora Polonesa (Godzina Polska), transmitido aos domingos, das 13h30 às 15h, pela Rádio Iguassu de Araucária, completou 30 anos no dia 27 de outubro.

Para comemorar a data, durante a programação do dia 28 de outubro, foi realizada uma confraternização nos estúdios da rádio, com animação da música polonesa de Celso Taborda e a presença de amigos e ouvintes de Araucária, Contenda, Colônia Orleans (Curitiba), e cidades vizinhas. A festa contou ainda com uma homenagem especial do músico Milton, do grupo Chaleira Preta, que contratou uma telemensagem.

A apresentadora do programa, Paulina Inkote Wzorek, agradeceu a todos pelas homenagens e contou um pouco da história do Hora Polonesa. Segundo ela, no dia 27 de outubro de 1977, seu marido, Tadeu Wzorek, de saudosa memória, aposentado de suas atividades de comércio de cereais e indústria de palhões e capas para garrafas, teve a idéia de criar um programa de rádio de tradição polonesa.

“Tadeu era apaixonado pela música, tocava violino, acordeon e teclado de ouvido, herança que herdou de seu pai, o músico Aleixo Wzorek. Sem curso e nenhuma experiência de locutor de rádio, mas com sua garra, coragem, otimismo e determinação, enfrentou os microfones da antiga Rádio Cambiju, hoje Iguassú”, conta.

Paulina comentou ainda que antigamente era mais difícil, pois não haviam muitos discos e CD’s de música polonesa, por isso Tadeu abriu um espaço para os conjuntos e cantores de música polonesa da época, que mostraram seus talentos “Novos conjuntos de jovens de descendência polonesa foram surgindo e se promovendo graças ao Godzina Polska”.

Com a novidade da música polonesa tocada na Rádio Iguassú, a audiência do programa foi crescendo e foram aumentando as ligações dos amigos e ouvintes, solicitando homenagens com música polonesa. “Foi então que Tadeu me convidou para ajudar no atendimento e administração do programa”, conta Paulina. “E foi assim que conduzimos o programa, até o dia em que o Tadeu faleceu e eu passei a apresentá-lo sozinha”, relata.

Hoje o programa Hora Polonesa é sucesso não apenas no Brasil mas em vários países da Europa. E o mérito se deve à Paulina Inkote e a filha Rosimary e neta Regiane (suas secretárias), que com coragem e dedicação, após a morte do fundador Tadeu Wzorek, conduziram o programa até os seus 30 anos.

Compartilhar
PUBLICIDADE