Quatro queijarias de Araucária irão participar do Prêmio Queijos do Paraná 2025, cuja seleção acontece no Museu Oscar Niemeyer (MON), no dia 30 de maio. Janete Fila, da Queijaria Bom Paladar, Solange Luczscyn (Pôr do Sol), Cris Patik (Beija-flor) e Irene Wolski (Chácara dos Quero-queros) levarão para o evento queijos autorais, feitos a partir de receitas novas, que prometem surpreender o paladar do júri. Os jurados serão membros de destaque nas comunidades do Estado, indicados pelo Sistema FAEP, e irão selecionar os melhores queijos de 21 categorias. Participam do concurso produtores que fabricam queijo a partir do leite de vaca, de cabra, de ovelha ou de búfala.

As queijeiras araucarienses fazem queijos há mais de 20 anos, mas antes a produção era apenas para consumo da família. Elas começaram a comercializar formalmente há 3 anos, depois do registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA). Janete já recebeu 3 medalhas, Irene 2 medalhas. Cris e Solange vão participar pela primeira vez de um concurso.

Todas fazem parte do projeto Queijarias de Araucária, que incentiva a regularização das agroindústrias familiares. Elas recebem acompanhamento pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG)/ Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e pelos veterinários que as assistem individualmente.

Segundo a SMAG, da região metropolitana de Curitiba, somente Araucária levará queijos para este concurso.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

A participação no Prêmio Queijos do Paraná é uma oportunidade para as produtoras de Araucária conhecerem os seus concorrentes, as qualidades e defeitos do queijo que produzem, além de terem o seu produto avaliado por um júri capacitado. Além disso, o evento pode ser visto como um laboratório para os produtores lançarem novos produtos.

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), compõe o comitê gestor do prêmio, junto com o Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Sebrae/PR, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR), Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindleite) e Sistema Fecomércio-PR.

Edição n.º 1465.