Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Alunos e professores da Rockfeller se fantasiaram para comemorar o Dia das Bruxas em grande estilo
Alunos e professores da Rockfeller se fantasiaram para comemorar o Dia das Bruxas em grande estilo

A Rockfeller Language Cen­ter de Araucária co­memorou antecipadamente o Halloween Day, mais conhecido como o “Dia das Bruxas” (31 de outubro). Na quarta-feira, dia 28, os alunos kids se fantasiaram e saíram pelas ruas da cidade para cumprir a parte mais importante da tradição: pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura. “Nosso intuito foi trazer um pouquinho da tradição americana para cá, pois aprender Inglês também é cultura. E você: vai de trick or treat (doce ou travessura)?”, brincou Carlos Sbardelini, diretor da unidade local.

Segundo ele, a data geralmente é comemorada nos Estados Unidos e se resume a desfiles com fantasia, pesca de maçâs em um tonel com água utilizando a boca, e o mais forte da tradição que é o Doçuras ou Travessuras, onde as crianças saem pregando peças nos adultos, que devem dar um doce ou então receber um trote. “A celebração acontece no dia 31 de outubro e, no passado, acreditava-se que os mortos ressurgiam dos túmulos em forma de fantasmas”, disse Carlos.

Crianças e jovens saíram às ruas para marcar a tradição “Doçuras ou travessuras?”
Crianças e jovens saíram às ruas para marcar a tradição “Doçuras ou travessuras?”

Como tudo começou

Acredita-se que o Halloween tenha surgido para espantar fantasmas. Isso mesmo! A tradição foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é comemorada todos os anos. A celebração é uma tradição do povo celta, que inicialmente comemoravam o “Festival de Sambhain”, festividade que marcava o fim do verão e o final da última colheita do ano.

Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos das pessoas que haviam morrido no ano voltavam para visitar suas casas e amaldiçoar os animais e as colheitas. Para assustar os fantasmas, os celtas utilizavam objetos inusitados como caveiras, ossos decorados, abóboras com feições humanas, entre outros.

A comemoração foi considerada pagã durante a idade média, pela Europa e por isso passaram a chamar de “Dia das Bruxas”. No entanto, a igreja decidiu cristianizar a data e criou o Dia de Finados, no dia 2 de novembro. “Na verdade, Halloween é uma forma reduzida da frase All Hallow´s Eve, que significa Véspera de Todos os Santos, explicou Carlos.
DSC_0929
Serviço

A Rockfeller Araucária está localizada na rua Fernando Suckow, 156 – Centro, ao lado da Prefeitura. Mais informações pelo telefone 3031-3005. A Rockfeller também está no facebook: www.facebook.com/rockfeller.araucaria ou ainda no site http://www.rockfellerbrasil.com.br/.

FOTOS: EVERSON SANTOS

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM