Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Para quem pretende planejar uma atividade diferenciada no fim de semana, Araucária tem duas opções de roteiros turísticos: o “Caminhos de São Miguel” e o “Caminhos de Guajuvira”. Os dois passeios têm início no Centro de Informações Turísticas (CIT) e precisam de inscrição prévia através dos telefones 3901-5214 e 3614-7630. É possível também agendar o passeio individual ou para grupos fechados, como escolas e empresas.

O roteiro “Caminhos de São Miguel”, criado em junho deste ano, percorre locais do município para contar a história dos imigrantes poloneses, seus hábitos e sua cultura. A primeira parada é no Parque Cachoeira, onde é possível conhecer como foram construídas as primeiras casas polonesas e ver fotos e utensílios que contam a vida dos moradores. Depois, o roteiro continua pelas Pontes Metálicas, construídas entre 1912 e 1915, e também no Portal Polonês, que representa em seu projeto duas fases distintas da arquitetura do imigrante polonês: a casa de tronco e a casa de tábuas. Seguindo viagem, o roteiro ainda vai até o Memorial Polonês, à Igreja de São Miguel e à Casa Betânia com um delicioso café colonial.

Já em Guajuvira é possível conhecer a cultura e os costumes dos descendentes dos imigrantes que ajudaram a colonizar Araucária, principalmente os poloneses. O ônibus parte do Centro e percorre mais de 40 quilômetros, passando por vários atrativos turísticos e parando em alguns pontos de visitação na área urbana e rural. Durante o passeio, também é possível adquirir produtos e, para terminar, se deliciar com um café rural típico polonês com broa, cuque com farofa doce, tortas, geleias e outras opções do cardápio.

Texto: Raquel Derevecki e Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Ajude a encontrar o Vinagre

Uma família do bairro Campina das Pedras está à procura do seu cachorro, o Vinagre.