Seminário étnico-racial discute a precariedade da literatura Afro-Brasileira
Cleber Fabiano destacou a pouca quantidade de literatura afro

O 2º encontro do Seminário Educação para as Relações Étnico-Raciais, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), aconteceu na quinta-feira, dia 27, no anfiteatro da Prefeitura. O evento contou com a palestra sobre “Literatura Afro-Brasileira”, ministrada pelo mestre em Educação Cleber Fabiano da Silva. O professor indicou alguns livros infantis de literatura afro-brasileira e criticou a pouca quantidade de obras literárias.

De acordo com ele, o encontro é uma oportunidade para perceber o que existe na área e construir um acervo de literatura de qualidade.

Cleber é pesquisador de Literatura Infantil e tem participação em diversos congressos internacionais como contador de histórias. Entre suas produções mais recentes estão o livro de resenhas “Literatura africana e afro-brasileira” e “Em busca do leitor literário: um passeio com Chapeuzinho Vermelho”.

Cerca de 100 pessoas prestigiaram o seminário, que começou com o canto do hino da África apresentado pelos professores Jair Santana e Eva Coller. Na sequência, a professora Márcia Klenki, da Escola Municipal João Esperandio, fez um breve relato sobre sua experiência de trabalho com literatura infantil tendo a criança negra como protagonista de histórias.

Seminário
O evento tem como objetivo o entendimento de um comprometimento histórico das relações étnico-raciais especialmente na área de Educação e é uma forma de dar ferramentas para que os profissionais trabalhem a questão da cultura africana e afro-brasileira no ambiente escolar.

No primeiro encontro o tema central foi “Políticas Públicas de Ações Afirmativas, Justiça e a Questão Racial na Educação”, com a participação do mestre em Direitos Humanos André Luiz Nunes da Silva.

O terceiro encontro está marcado para 21 de outubro e terá como tema “As relações raciais e a Escola na perspectiva das leis 10.639/03 e 11.645/08”, esta última cita também a valorização e o ensino da cultura indígena.