Pesquisar
Close this search box.

Vacina contra hepatite A está no calendário nacional

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o vírus da hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação. A imunização é direcionada a crianças que tenham entre um ano e um ano e 11 meses. Em Araucária, as doses já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, nos horários de funcionamento de cada unidade. Até então, apenas pacientes imunobiológicos especiais podiam obter esta dose pela rede pública de saúde, nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais; diferente da vacina contra hepatite B, que já consta no Calendário Nacional de Vacinação.

“Esse foi um grande passo referente à prevenção da doença. Ressaltamos que essa não é uma campanha temporária, então ninguém precisa correr para as unidades de saúde. Claro que nos casos que a criança estiver prestes a completar a idade limite é bom não deixar o prazo passar”, explica a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Leoni Machado.

A aplicação da vacina é realizada em dose única, de maneira injetável. É importante ressaltar que os pais devem levar a carteira de vacinação para que a criança receba a dose.

Sobre a doença

A hepatite A atinge o fígado e tem como principais sintomas: fadiga, náusea e vômitos, febre baixa, urina escura, dor muscular e amarelamento da pele e olhos. A transmissão do vírus ocorre principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal, geralmente decorrente de práticas de higiene precárias ou falta de cozimento de alimentos.