Uma moradora de Araucária expressou indignação após encontrar o túmulo de um familiar depredado no Cemitério Municipal Central. Em fotos enviadas por ela à nossa redação, é possível ver o estrago causado pelos vândalos. A moradora disse ter amigos que estão sofrendo com o mesmo problema, e isso não se restringe apenas ao Cemitério Central, mas nos túmulos do Cemitério Municipal Jardim Independência que, segundo moradores, também são alvo de vandalismo.

“Um vândalo visitou o túmulo da minha família e quebrou um porta-retrato cheio de fotos e destruiu um arranjo de flores. Fez isso de propósito, parece até que queria nos atingir. Precisamos cobrar uma atitude da Prefeitura, os cemitérios precisam de monitoramento. Porque as pessoas que fazem isso agem sempre à noite, quando os cemitérios fecham. Estou muito revoltada. Pagamos mais de 15 mil reais na última reforma que fizemos no túmulo e quando um vândalo vem e quebra coisas, quem tem que pagar de novo somos nós”, criticou.

Outra moradora também reclamou da sensação de insegurança que paira sobre os cemitérios municipais. “Tá demais! Já enviei solicitação à Ouvidoria da Guarda Municipal pedindo vigilância com câmeras. Eu mesma não tenho coragem nem de ir visitar o túmulo da minha mãe, que fica na entrada. Fico com medo toda vez que fico sabendo que uma família que teve o túmulo destruído por vândalos”, denunciou.

Vandalismo em cemitério municipal revolta moradora de Araucária
Foto: Divulgação. Os vândalos provocam vários estragos em túmulo do Cemitério Central.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apenas um ato de vandalismo foi registrado este ano nos cemitérios municipais de Araucária. A SMMA disse que realiza ações de patrulhamento preventivo nos locais. Ainda de acordo com a pasta, a Guarda Municipal realiza rondas frequentes com o grupo de motos, que entra nos espaços sempre que necessário para abordar pessoas em atitude suspeita. Além disso, a tecnologia também tem sido aliada na vigilância: drones estão sendo utilizados para ampliar o monitoramento e auxiliar na identificação de comportamentos inadequados.

A administração municipal reforça que atos de vandalismo são crimes e pede à população que denuncie qualquer movimentação suspeita nos arredores dos cemitérios, por meio do telefone da Guarda Municipal: 153.

Edição n.º 1465.