Pesquisar
Close this search box.

40% das escolas e Cmeis ainda não receberam serviços de roçada

CMEI Ipês foi um dos que recebeu a visita das equipes de roçada
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
40% das escolas e Cmeis ainda não receberam serviços de roçada
CMEI Ipês foi um dos que recebeu a visita das equipes de roçada

 

Nada agradável. É assim que muitos pais estão descrevendo a situação em muitas escolas municipais e CMEIs neste retorno das aulas no que diz respeito ao mato nessas instituições. Em algumas unidades ele está tão alto que invadiu pátios e calçadas utilizados pelos alunos. Indignados, muitos utilizaram as redes sociais para desabafar.

“A sujeira está atraindo bichos peçonhentos para dentro das escolas, nossas crianças não merecem retornar para as escolas nessa condição lamentável. A Prefeitura teve bastante tempo para providenciar o corte do mato, mas chegou o dia de os alunos voltarem, e nos deparamos com essa triste realidade”, acusou uma mãe.

Outra mãe denunciou que é uma pouca vergonha a Prefeitura deixar as escolas e CMEIs chegarem a esse ponto. “O mato na altura em que está, representa um perigo para nossas crianças, pode atrair cobras, aranhas e outros bichos”, disse.

40% das escolas e Cmeis ainda não receberam serviços de roçada
Na Escola Azuréa a situação ainda
continua crítica

Na terça-feira e quarta-feira, 20 e 21 de fevereiro, o Jornal O Popular telefonou para cada uma das 37 escolas municipais e 33 CMEIs para verificar se as roçadas já tinham sido feitas. Conforme constatado no levantamento, 40% das escolas e CMEIs ainda continuavam com o mato sem cortar e 60% já tinham sido limpadas.

A Prefeitura informou que, das cinco equipes de roçada que pertencem à empresa contratada, três foram designadas para fazer a limpeza nas escolas e CMEIs, as demais estão trabalhando nos demais próprios públicos. Disse ainda que devido ao atraso nos serviços, a empresa responsável pela execução dos serviços já foi notificada quatro vezes pela Prefeitura.

Ainda conforme a Prefeitura, das mais de 80 unidades educacionais, apenas 27 ainda não haviam recebido os serviços, e se tudo correr conforme o previsto, a conclusão das roçadas poderá ocorrer ainda esta semana. Lembrou também que as mudanças climáticas podem afetar o andamento dos trabalhos.

CMEI Califórnia está fora do ar

Se não bastasse o problema que enfrentou no primeiro dia de retorno das atividades com relação ao mato alto, o CMEI Califórnia, no CAIC, ainda teve que enfrentar problemas com a falta de telefone e internet. Segundo alguns pais, o problema não é recente, começou há cerca de dois meses, quando máquinas que executavam serviços no local romperam os cabos.

“Minha filha estuda nesse CMEI e já denunciei o caso para a Ouvidoria do Município, Prefeitura e diretamente na Secretaria de Educação, mas ninguém resolveu. Uma funcionária da SMED tentou ajudar, mas não é competência dela providenciar o conserto. O sistema precisa voltar”, disse a mãe.

De acordo com a Prefeitura, a empresa já providenciou o conserto dos cabos e o CMEI aguarda apenas a visita da operadora OI, que deverá ocorrer ainda essa semana, para refazer a ligação.

40% das escolas e Cmeis ainda não receberam serviços de roçada

40% das escolas e Cmeis ainda não receberam serviços de roçada

Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: Everson Santos

Publicado na edição 1101 – 22/02/2018.