Moradores de áreas rurais de Araucária atingidas pelo temporal da última segunda-feira, 17 de janeiro, estão indignados com o descaso da Copel no atendimento aos consumidores que ficaram sem energia elétrica. Eles relataram que ficaram cerca de 15 horas sem fornecimento de energia e muitos produtores, criadores, granjeiros, tiveram prejuízos nos seus negócios. “É impressionante a falta de capacidade da Copel em reestabelecer a energia. No meu caso, preciso de câmara fria, da classificadora, tudo ficou parado. Certamente muitos tiveram perdas. A Copel deixa a desejar com o atendimento somente via remota. Vizinhos chegaram a comentar que rompeu um cabo, e a Copel veio no início da noite de segunda-feira, mas logo foram embora e parece que retornaram somente na terça-feira de manhã. Se isso for verdade, já é um caso de polícia”, reclamou o produtor Waldomiro Gayer Neto, dono da Fruticultura Gayer.
Ele ressalta que quando acaba a energia elétrica e o restabelecimento é rápido, os transtornos são poucos. Mas quando retorna somente depois de 15 horas, como ocorreu agora, os transtornos são muitos. “Dependemos da energia para conservar os alimentos que são altamente perecíveis nas câmaras frias e precisam ser armazenados em temperaturas entre 0 a 1 grau e também precisamos da energia para trabalhar com a classificadora. Acredito que outras atividades ligadas ao agronegócio também se sentem frustradas e amargam prejuízos quando acontece isso. O pior é que caímos sempre no mundo virtual, seja por telefone, site ou WhatsApp da Copel. Nos sentimos desamparados e inconformados, porque 15 horas é muita coisa. Será que a Copel trabalhou intensamente nessas 15 horas ou identificaram o problema e deixaram para o dia seguinte?”, questionou Neto.
O produtor relatou ainda que enviou várias mensagens para a companhia tentando obter uma resposta, mas foi em vão. “Depois de muito insistir eles me confirmaram, por telefone, a falta de energia. Em um primeiro momento, falaram que tudo seria normalizado às 20h40 do dia 17, depois no final da noite, em nova tentativa, informaram que a energia só voltaria às 10h da manhã do dia seguinte. Um absurdo!”, disse o produtor. Para ele, além do desconforto de não ter luz, as pessoas acabam ficando sem bateria no celular ou no computador, portões e alarmes não funcionam, alimentos estragam na geladeira, entre outros problemas. “Em casos extremos como esse eles deveriam ter outros canais de comunicação e informação para a população”, sugeriu Neto.
Sobre as reclamações, a Copel informou que por conta das chuvas fortes que têm caído em Curitiba e região metropolitana, vários pontos, principalmente em áreas rurais, estão sofrendo com os desligamentos. Explicou que nessas áreas já existem equipes de contingência, porém muitos desses locais são de difícil acesso, o que justifica a demora no restabelecimento da energia.
Quanto aos problemas que os consumidores tem enfrentado para se comunicar com a companhia em casos de emergência, a Copel disse que tem como canais de informação o WhatsApp 41 3013-8973 e o site www.copel.com
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1295 – 20/01/2022