No caminho para Jerusalém, algumas pessoas se aproximaram de Jesus para segui-lo, mas, todos eles encontraram algumas desculpas para postergar o seguimento. Cada um encontrava suas razões para não dizer um sim convicto e decisivo. Jesus então se dirige a eles dizendo: ‘quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus’. Na passagem bíblica são três os que desejaram seguir a Jesus, e, todos eles encontraram desculpas para primeiro fazerem coisas de interesse pessoal, que eram mais importantes, e, no final, por causa disso, não o seguiram.
Hoje Jesus continua passando pelos bairros, pelas ruas, pelas famílias, pelas comunidades, chamando muitos para o seguirem. E, tantos, a exemplo daqueles que se encontraram com ele no caminho a Jerusalém, encontram inúmeras desculpas para postergar o seguimento a ele. Tantos alegam falta de tempo, porque trabalham demais, e, por causa disso, estão sempre cansados e exaustos. Outros, preferem os prazeres da vida, que dão uma satisfação momentânea, mas, aparente, porque logo se esvai e intensifica o vazio interior. Tem aqueles também que não o seguem, porque, esperam um retorno financeiro, veem tudo a partir da ótica da vantagem pessoal, do retorno econômico e acabam dizendo não. Outros ainda se desgostaram de alguma coisa na Igreja, e, guardam mágoas e se afastam.
Para seguir a Jesus, faz-se necessário coloca-lo no centro da nossa vida. Quando alguém se converte de verdade ao seu evangelho, está sempre pronto a dizer sim, mesmo que isso custe sacrifícios e renúncias. Quem está entusiasmado por Jesus, não é qualquer problema que o desvia do caminho, e, o faz largar tudo. O encontro com Jesus transforma a vida de uma pessoa, e, o coloca acima de tudo, da esposa, da família, enfim, dos prazeres mundanos e momentâneos. Uma família que descobriu isso, encontra tempo para servir o Senhor na sua Igreja. Não coloca obstáculos, limites ou empecilhos para estar sempre pronta a entregar-se por sua causa. Descobre aquilo que ele mesmo disse: ‘quem quiser ganhar a sua vida sem mim, vai perdê-la; quem perder a sua vida por causa de mim vai ganhá-la’.
O encontro com Jesus muda radicalmente a vida de uma pessoa, porque existe uma verdadeira conversão interior. E tudo aquilo que brota de uma escolha feita de dentro para fora, de maneira convicta, dá um novo sentido e uma nova razão para a sua existência. E isso se percebe nas suas palavras, que refletem o amor incondicional, compassivo e misericordioso. Seus gestos e ações são carregadas de solidariedade, de partilha, de entrega e doação livre, espontânea e gratuita. Porque é enganoso e falso alguém afirmar que se converteu para Jesus, e, continuar pensando somente em si mesmo e nas vantagens pessoais. Isso é simplesmente contraditório com aquilo que Jesus pregou, anunciou e realizou em sua vida pelos irmãos.
Somos chamados a dizer sim todos os dias para Jesus, colocando a nossa vida a serviço dos outros. Uma pessoa convertida, tem coração leve e de dentro pulsa uma alegria contagiante, porque é a alegria que provém do evangelho. Ela não é passageira, momentânea, mas, permanente, porque é consequência de um jeito de ser e de viver.
Publicado na edição 1317 – 24/06/2022