Araucária PR, , 19°C

Algumas palavras sobre esta pandemia do coronavírus, não do ponto de vista clínico ou epidemiológico, mas sim do comportamento humano. Primeiramente devemos enfatizar que a situação é inusitada e grave, sendo necessário o engajamento de todos no cumprimento dos cuidados de higiene e orientações das autoridades sanitárias. Porém, gostaria de dar algumas sugestões com objetivo de auxiliar na redução da sensação de pânico generalizado que percebemos e estimular um melhor aproveitamento do tempo que de repente, dispomos.

Se informe o minimamente necessário sobre a evolução desta crise, desconecte-se da TV e das redes sociais, o que não é fácil ser feito, mas esforce-se e ocupe seu tempo com atividades úteis, pois isto lhe trará crescimento pessoal e até profissional quando a situação se acalmar, além do que, focando em outros interesses certamente reduzirá a sua ansiedade e angústia causada por este momento. Devemos sempre, mas principalmente agora, polir tudo que lemos ou assistimos com aquilo que todos achamos que temos que é o “bom senso”, pois o excesso de informação muitas vezes inadequadamente colocada e a forma como a interpretamos é que gera tanta ansiedade.

Não sabemos quanto tempo conviveremos com esta pandemia e com o agravamento da situação econômica, mas provavelmente não menos de muitos meses, portanto vamos ter que nos adaptar a isto, e não simplesmente nos acomodar atrás dos argumentos que nada podemos, ou que já estamos fazendo muito “salvando a humanidade”, simplesmente ficando parados esperando o tempo passar. Não é verdade, reaja a isto, se reinvente, faça um esforço de pensar em soluções, repense por exemplo, suas finanças pessoais e reorganize sua vida, pra talvez não ser surpreendido pela próxima crise. Não se acomode preenchendo o seu dia com reclamações vagas, sobre o vírus, políticos, empresários, etc… A tentação de nos entregarmos a isto, ficando sentados no sofá assistindo o noticiário e trocando mensagens nas mídias sociais é imensa, escondidos atrás do argumento de que nada podemos fazer, pois só poderemos voltar a produzir quando a situação voltar ao normal. Vivemos um período de incertezas, não sabemos quanto tempo isto levará e nem se voltaremos ter aquele “normal” que vivíamos anteriormente… ninguém sabe. Não é minha intenção questionar aqui, se o melhor neste momento é o isolamento ou não, estas diretrizes serão dadas pelos orgão sanitários, mas apenas sugerir que se vai ficar em casa, não pare sua vida pos isto , aproveite o lado bom da internet, que pode e deve ser explorada neste momento, aprenda uma novo idioma , leia aqueles livros que você não tinha tempo, desenvolva sua espiritualidade, aprenda a tocar um instrumento musical, escreva um livro, estabeleça um horário de exercícios, aprenda uma nova habilidade profissional, etc… assim quando tudo isto passar estará certamente melhor preparado para o que quer que esteja nos esperando lá na frente.

A CLÍNICA IMA, há 15 anos junto com nossos pacientes não os abandonaria nesta hora, continuamos realizando os atendimentos necessários apoiando nossa comunidade para ultrapassarmos este difícil momento. Nos adequamos estruturalmente para evitar aglomeração de pacientes, e orientamos que venham sem, ou com somente um acompanhante. Também sugerimos que as consultas eletivas em especial de idosos que possam esperar, aguardem para agenda-las, mas se entenderem que precisem de atendimento imediato estamos aqui para atendê-los.

Estes dias difíceis de ansiedade e tristeza irão passar com certeza, pois “não há mal que sempre dure”, enquanto isto vamos com esperança, ânimo e inteligência, levantar a cabeça e manter a calma para que possamos superá-los.

Visite nosso site:
www.clinicaima.com.br
Facebook.com/institutodemedicinadearaaucaria

Publicado na edição 1206 – 02/04/2020

Coronavírus
Coronavírus 1

Leia outras notícias