A capoeira na educação infantil tem por objetivo fornecer aos alunos uma atividade que permite a formação, educação, inclusão e a prática do esporte. Essa ferramenta, como meio de facilitação no processo de aprendizagem dos conteúdos acadêmicos, é considerada imprescindível. Dentro desse contexto, a Escola e Centro de Treinamento Capoeira Show, n bairro Costeira, possui uma proposta de trabalho baseada em oito áreas do desenvolvimento: motor, cognitivo, social, cultural, musical, ético e moral e crítico e reflexivo.

“Para alcançar nossos objetivos de maneira prazerosa, os alunos vivenciam, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e psicomotoras, movimentações que proporcionam o desenvolvimento completo de suas habilidades locomotoras, manipulativas e de equilíbrio, possibilitando-os explorar e superar suas limitações. A capoeira contribui ainda com o desenvolvimento das capacidades físicas, que estão relacionadas à qualidade de vida (saúde da criança) melhorando a força, resistência aeróbica e a flexibilidade”, explica o contramestre Canarinho.

Outra proposta do CT é trabalhar com os aspectos do desenvolvimento cognitivo e socioafetivo, que envolvem áreas como o pensar, agir, atenção, concentração, raciocínio, relacionar e expressar ideias, criticar e criar, cidadania, respeito, regras, competição e cooperação, disciplina e boas maneiras, carinho, amor, compreensão, respeito, individualidade, autoestima e superação. Para isso, utilizamos alguns recursos materiais como caixa de som, pendrive, berimbau, pandeiro, arcos, cordas, bexigas, cones, aparadores de chutes, raquetes de chutes e bolas. Tudo isso é importante no desenvolvimento das crianças”, comenta Canarinho.

Para conhecer mais sobre o projeto das aulas infantis de capoeira na Escola e CT Capoeira Show, entre em contato pelo fone (41) 999282120, falar com Marcelo (contramestre Canarinho).

Foto: Divulgação

texto: Maurenn Bernardo

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Pablo Rosales é campeão brasileiro de jiu jitsu

O araucariense Pablo Rosales, 15 anos, aluno do colégio metropolitana, se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira (CBJJ). O

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp