Pesquisar
Close this search box.

Araucária corre o risco de sofrer inundações como as do Rio Grande do Sul?

Imagem de destaque - Araucária corre o risco de sofrer inundações como as do Rio Grande do Sul?
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imagem de destaque - [PREFEITURA] CAMPANHA AGASALHO

A tragédia que afetou o Rio Grande do Sul ultrapassou as fronteiras do país, e está comovendo o mundo inteiro. O estado gaúcho enfrenta um dos maiores desastres ambientais dos últimos tempos. Os temporais inundaram inúmeras cidades, deixando centenas de vítimas fatais e milhares de famílias desabrigadas. O cenário, na visão de quem está lá nesse momento, é descrito como desesperador. O Paraná já sofreu com perdas e prejuízos, mas nada comparado ao Rio Grande do Sul.

E Araucária, será que estaria preparada para uma chuva tão intensa, seguida de tantos alagamentos? Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Município possui um Plano de Contingência que estabelece as diretrizes para ações de resposta a desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, chuvas de granizo, vendavais e tempestades. Também compõem este plano o cadastro de áreas de atenção, de abrigos, recursos, residências e ações operacionais.

“A atualização desses dados é realizada anualmente, a fim de proporcionar uma resposta eficaz e rápida ao sinistro. O Município também conta com 14 abrigos cadastrados em diversos pontos, que serão acionados quando houver a necessidade de remoção de pessoas das áreas de atenção”, explica o coordenador técnico da Defesa Civil Municipal, Dirley Tokarski Borges.

O Plano Diretor também é essencial para o desenvolvimento do planejamento urbano em geral e dentre as pautas selecionadas para análise dessa ferramenta, há os pontos de proteção e Defesa Civil no município, a fim de proporcionar a resiliência para Araucária. “No nosso serviço diário, quando durante uma ocorrência ou vistoria identificamos uma área de atenção, em que uma intervenção pública possa minimizar ou sanar o problema, informamos a Secretaria responsável, para adotar as medidas necessárias. Em uma situação de desastre, por exemplo, toda a estrutura pública necessária para a resposta será acionada. Araucária também conta com um Grupo de Apoio a Defesa Civil, formado por representantes das diversas secretarias do município, assim como a Câmara Municipal”, ilustra Tokarski.

Alertas

A Defesa Civil também orienta que todo cidadão faça o cadastro para receber os alertas emitir pelo órgão. É um processo fácil e rápido, basta enviar um SMS com o CEP da sua região para o número 40199. Após a confirmação do cadastro, você passará a receber alertas e informações sobre deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas, granizos, vendavais, dentre outros. Para quem prefere o Aplicativo WhatsApp, há também a possibilidade de cadastrar o número 61 2034-4611 e dar um “olá” para o robô de alertas, depois é só seguir os passos na tela para cadastrar as áreas de interesse ou mesmo pesquisar áreas vigentes.

“A Defesa Civil de Araucária está ainda com um projeto de reuniões ao longo de 2024, dentro das comunidades em áreas de atenção, a fim de levar orientações a serem adotados em situação de risco e sanar as dúvidas da população”, completa o coordenador.

Serviço

Para mais informações sobre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, os contatos telefônicos são através dos fones 3614-7676 e 3614-7570 ou através do e-mail compdec.araucaria@gmail.com