Em 2017 Araucária passou a contar com o atendimento do Centro de Educação Infantil – CEI Mario & Maria. Nascia na data, mais um centro infantil formal, voltado ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos. A instituição manteve suas atividades dentro do que se propôs, até a chegada da pandemia. como todas as demais instituições de ensino, de uma hora pra outra, o Centro teve que se readaptar e enfrentou tempos difíceis e desafiadores.

As dificuldades foram tantas que muitos pensaram em desistir, alguns desistiram, porém outros, usaram as adversidades em seu favor e aproveitaram para fazer mudanças e buscar novidades. No CEI Mario & Maria não foi diferente. O centro mudou para um endereço mais amplo, implantou uma nova metodologia e com isso, veio a necessidade de mudar também a sua identidade visual. Em 2021 (re)nasce então a Eco Escola Mario & Maria. O objetivo dessa transformação, que prioriza a sustentabilidade e inovação, focou na melhoria do atendimento às crianças. Com uma identidade mais moderna e atrativa, a escola também viu a necessidade de ampliar seu atendimento, incluindo o ensino fundamental I.

“Durante a pandemia vivemos dias bem complicados, confesso que por muitas vezes pensei em desistir, mas acredito que Deus tem um propósito para cada um, e coloca pessoas maravilhosas em nossa vida, que nos ajudam a seguir em frente. Isso aconteceu comigo. Sou a fundadora desse projeto, que é o sonho de infância meu e da minha irmã Regiane”, conta Iriane. Hoje as duas comandam juntas esse projeto educacional, que tem dado muito certo.  

Estrutura

A Eco Escola Mario & Maria atende crianças de 0 a 5 anos e fundamental I, possui dois berçários amplos, com solário e lactário em anexo. “A implantação do ensino fundamental 1 veio a pedido dos pais, já que muitas crianças querem continuar conosco. Por termos um espaço diferenciado, tivemos essa possibilidade de ampliação”, diz uma das sócias. Os atendimentos são para os períodos integral, meio período e intermediário.

Toda a alimentação das crianças é preparada na cozinha da própria escola. Com produtos fresquinhos todos os dias, os alimentos dos pequeninos são feitos com muito carinho e cuidado. “Nossa nutricionista é bem presente, sempre acompanhando a alimentação e adaptando o cardápio conforme as necessidades. Nosso cardápio é livre de açúcar até os 2 anos de idade”, explica a proprietária.

Atividades extracurriculares

Além da grade curricular que inclui aulas de inglês, artes, música, educação física, culinária, horta, pomar e jardinagem, a Eco Escola oferta, sem custo adicional a partir dos 5 anos, aulas de francês e robótica. “Com o nosso amigo o robô Cubeto, as crianças treinam noções básicas de lateralidade e programação, enquanto aprofundam outras disciplinas. Temos também aulas de karatê e ballet. E em nossa horta orgânica as crianças plantam, cuidam e colhem os vegetais, isso ajuda a despertar o interesse em experimentar alimentos novos, melhorando a alimentação e consumindo produtos frescos, orgânicos, sem nenhum tipo de agrotóxico”, cita a sócia-proprietária.

A Eco Escola possui ainda uma composteira, que serve para decomposição de materiais orgânicos. Esse trabalho é muito importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo orgânico, de gases poluentes como o metano. “Podemos também utilizar o húmus produzido pelas minhocas como adubo e o chorume que é um excelente biofertilizante para nossa horta. Além de todas essas vantagens para o ambiente, ter uma composteira pode trazer benefícios pessoais. Um estudo mostrou que o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea”, explica.

Escola quintal

Todos esses programas e atividades fazem da Eco Escola Mario & Maria a primeira escola-quintal em Araucária, respeitando a vida e valorizando a infância em todas as suas particularidades, através da arte, natureza e o livre brincar, onde as crianças tem contato com a terra, lama, o subir em árvores, e até uma aula ao ar livre, na grama. “Isso faz com que tudo tenha mais significado e coloca a criança como protagonista do seu aprendizado, em um ambiente que representa o terceiro educador. Também aumenta o vínculo afetivo da criança, trazendo mais autonomia. Trabalhamos através de territórios de aprendizagem, temos um pequeno ossário de ‘dinossauros’, onde as crianças viram arqueólogos, temos ainda o borboletário, que é muito interessante, as crianças coletam a lagarta, acompanham o processo de evolução para o casulo e o nascimento das borboletas, parece mágica, é muito lindo mesmo”, observa uma das sócias.

Serviço

A Eco Escola Mario & Maria fica na Avenida Nossa Senhora dos Remédios, 583, bairro Boqueirão. A instituição ainda tem vagas disponíveis para este ano letivo, os contatos poderão ser feitos através do Telefone ou whatsapp (41) 3642-4893.

Texto: Maurenn Bernardo

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Pablo Rosales é campeão brasileiro de jiu jitsu

O araucariense Pablo Rosales, 15 anos, aluno do colégio metropolitana, se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira (CBJJ). O

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp