Os araucarienses poderão acompanhar duas conferências importantes que vão acontecer na sexta-feira e no sábado, dias 23 e 24 de maio. Uma delas será a 4.ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), com apoio da Prefeitura. O evento será no Ginásio Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira, na sexta e no sábado.

É nessa etapa municipal que se consolidam propostas e são eleitos os delegados que representarão a cidade nas fases seguintes deste importante processo democrático. O evento tem como referência o tema nacional “Araucária Negra, vem pra Conferência por Democracia, Justiça Racial e Reparação Histórica”.

Na sexta-feira (23), a partir das 18 horas, haverá a cerimônia de abertura com autoridades locais, seguida pela mesa magna com a temática do tema da conferência e de um ato cultural. Já no sábado (24), o credenciamento se inicia às 8h, com café da manhã. A partir das 9h, será apresentado o ato cultural “Canto das Três Raças”, seguido por uma apresentação de como será a conferência e dos três grupos de trabalho sobre Democracia, Justiça Racial e Reparação Histórica.

No período da tarde, a partir das 14h, será realizada a eleição dos delegados que vão representar Araucária na Conferência Estadual, bem como a plenária final, com a exposição das propostas dos grupos de trabalho. “É importante que as pessoas se inscrevam previamente no link. Contamos com a participação de todos vocês neste importante debate”, convida a vice-presidente do Compir Marcia Reis.

LGBTQIA+

No sábado (24) também acontece a 1.ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, promovida pelo recém-criado Comitê LGBTQIA+ do município. O evento será realizado das 8 às 17h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, localizado na Rua Nossa Senhora dos Remédios, 1073, Fazenda Velha. A participação é gratuita.

Aberta ao público, a conferência terá debates, palestras, apresentações culturais e a eleição de delegados e delegadas que representarão Araucária na etapa estadual do evento. Será oferecido café da manhã e almoço aos participantes previamente inscritos no link.

O objetivo do encontro é fomentar a participação popular e o diálogo sobre políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e dos direitos das pessoas LGBTQIA+ em Araucária.

Edição n.º 1466.