Pesquisar
Close this search box.

Associação Médica de Araucária promove tradicional evento em comemoração ao Dia do Médico

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Em comemoração ao Dia do Médico, a Associação Médica de Araucária (AMA), promoveu no último dia 18 de outubro, um almoço de confraternização na Churrascaria Cristal, reunindo cerca de 60 profissionais da área. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Entre as autoridades presentes, destaca-se a do então presidente da Associação Médica do Paraná (AMP) Dr. Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho; do novo presidente eleito da entidade Dr. José Fernando Macedo; do diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) Dr. César Neves, do conselheiro vogal da Unimed Curitiba Dr. Celso Setoguti (representando na ocasião o presidente da entidade Dr. Rached Traya), do vice-presidente da AMA Dr. Isaque M. Kaieda.

O anfitrião do evento, Dr. Araré Gonçalves Cordeiro Júnior, presidente da AMA, falou aos presentes sobre a importância deste encontro, que já vem sendo promovido pela entidade há 16 anos, no intuito de promover uma confraternização entre os médicos de Araucária e enaltecer o valor da profissão. Já os representantes da AMP destacaram que esta entidade tem papel fundamental na representação da classe junto a AMB (Associação Médica Brasileira), defendendo-a perante o poder público (governo federal, Congresso Nacional, judiciário e outros) e demais entidades civis”, destacou Dr Macedo.

Dr Araré, por sua vez, disse aos participantes que entre as pautas defendidas pela AMP estão a valorização do trabalho médico (sobretudo honorários), combate à proliferação indiscriminada de novas escolas de medicina que estão sendo criadas às dezenas, sem a mínima estrutura necessária para a formação de bons profissionais, a insistência do governo federal de dispensar ou de tornar o Revalida precário (prova para os médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior para provar equivalência conhecimento com os médicos graduados no país).

A AMP, no discurso do Dr Nerlan, assinalou ainda outras vantagens para que os médicos se associem. Já o representante da SESA Dr. César (que trabalhou em Araucária por muitos anos) discorreu aos presentes sobre os investimentos cada vez maiores que o estado vem tendo que fazer para custeio do SUS, uma tarefa que caberia ao governo federal, que é quem fica com a maior fatia dos impostos arrecadados. “Lamentamos também a baixa procura da população pela vacina bivalente contra a Covid 19, sendo que o estado está tendo que descartar milhares de doses de vacina vencidas pela não adesão das pessoas à campanha de vacinação, fato que acarreta milhões de reais desperdiçados”, declarou Dr Cesar.

Finalizando a parte solene do evento, a Dra. Márcia Cristina Mantovani, médica ginecologista e obstetra que atua em Araucária há mais de 30 anos, foi homenageada pelos relevantes serviços prestados à comunidade, desde o tempo em que era acadêmica no antigo hospital São Vicente de Paulo. Faltam aproximadamente dois anos para ela se aposentar na prefeitura de Araucária.

Ainda de acordo com o Dr. Araré, que também acaba de ser empossado no cargo de vice-presidente para a região sul da AMP, ao longo desses anos em que o Dia do Médico é comemorado por iniciativa da AMA, vários profissionais que se destacaram no desempenho da função de médico foram homenageados, alguns dos quais já não estão mais entre nós.

Associação Médica de Araucária promove tradicional evento em comemoração ao Dia do Médico
Dra. Márcia Cristina Mantovani, médica ginecologista e obstetra que atua em Araucária há mais de 30 anos, foi homenageada pelos relevantes serviços prestados à comunidade

Edição n.º 1386