A partir deste ano, os moradores de Araucária ganharam mais um feriado municipal. É o dia 30 de outubro, data em que se comemora o Dia da Padroeira de Araucária, Nossa Senhora dos Remédios. O projeto que instituiu o feriado é de iniciativa do vereador Esmael Padilha, foi aprovado pela Câmara, sancionado pelo prefeito Olizandro José Ferreira e virou a lei 1.752/2007.

Legislação
Segundo a Constituição do Brasil, cada cidade pode instituir até quatro feriados locais. Araucária tem só dois: 11 de fevereiro (aniversário do município) e agora o dia 30 de outubro.

Trabalhadores
Como foi instituído há poucos meses, muitos trabalhadores e empresários ainda têm dúvida sobre como deve ser o expediente em suas empresas e indústrias no dia 30 de outubro. O juiz federal da Justiça do Trabalho, Luciano Augusto de Toledo Coelho, explica que o feriado municipal é igual a qualquer outro feriado nacional. “Os funcionários de empresas com sede em Araucária que tiverem que trabalhar no dia 30 de outubro têm direito a receber horas extras de 100%”, resume. Ainda segundo o magistrado, se alguém se sentir lesado pode entrar com uma ação na Justiça do Trabalho.

Aciaa
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), Umberto Marineu Basso Filho, informou que todas as empresas associadas à entidade estão sendo comunicadas da nova data. “Feriado nunca é bom para o comércio, mas estamos fazendo a nossa parte e informando nossos associados” resignou-se