Pesquisar
Close this search box.

Chuvas fortes provocam inundações e quedas de árvores em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A chuvarada não dá trégua e vem causando estragos em várias comunidades de Araucária. Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, na segunda e terça-feira (28 e 29/11) houve queda de um muro de arrimo e vistoria em uma edificação no bairro Campina da Barra. Também foram registradas quedas de árvores na área urbana e de dois postes da Copel na área rural, situações que foram atendidas pela Guarda Municipal. 

Pontos de alagamentos e inundações foram registrados e estão sendo monitorados em algumas comunidades do Rio Negro e Santa Cruz, no Capela Velha e Beira Rio, no Campina da Barra, porém o órgão não registrou feridos e desabrigados. A Defesa Civil estima que 70 pessoas foram afetadas diretamente com prejuízos causados pelas chuvas, sendo que uma família da comunidade Santa Cruz ficou desabrigada e buscou abrigo em uma igreja da região. Algumas famílias solicitaram atendimento e cerca de 40 foram atendidas e orientadas nos CRAS do Município.

A Defesa Civil disse que continua acompanhando as ocorrências para eventual intervenção e acionamento dos órgãos competentes e que também está monitorando o nível dos rios  Barigui e Iguaçu, que estão acima do nível normal.

chuvas-fortes-2022-alagamentos
Chuvas fortes provocam inundações e quedas de árvores em Araucária 1

Famílias atingidas precisam de doações

Voluntários das comunidades atingidas pelas chuvas já estão se mobilizando na arrecadação de doações para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas. A necessidade é por alimentos, colchões, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Um dos pontos de coleta fica no Salão Versatyly, Rua Artur Ferreira, 157 A, bairro Campina da Barra — Whatsapp de contato (41) 99916-1324. Se a pessoa não puder levar, os voluntários irão até o local buscar.

Outro ponto de coleta está na Rua Pôr do Sol, 148 (do outro lado da praça), na comunidade Rio Negro – fone de contato da associação de moradores (41) 99673-8143.

Emergências

A Defesa Civil atende solicitações emergenciais pela central 153 da Guarda Municipal ou pelo telefone 199 e ainda fone administrativo 3614-7570.

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – Resgate e Salvamento) e pela Copel (falta de luz, queda de árvore em rede elétrica).

Em caso de solicitações emergenciais a população poderá entrar em contato com a central 153 da Guarda Municipal, pelo fone 199 ou no fone administrativo 3614 – 7570.