Pesquisar
Close this search box.

Ciclofaixa na rua Manoel Ribas é de uso exclusivo para ciclistas

Para maior segurança, ciclistas devem respeitar as faixas em vermelho que foram pintadas na via. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Ciclofaixa na rua Manoel Ribas é de uso exclusivo para ciclistas
Para maior segurança, ciclistas devem respeitar as faixas em vermelho que foram pintadas na via. Foto: Marco Charneski

A ciclofaixa temporária que está sendo implantada na rua Manoel Ribas será de uso exclusivo para deslocamento de ciclistas. Segundo a Prefeitura de Araucária, a ciclofaixa é uma estratégia de mobilidade, por isso não será um espaço para lazer ou treino esportivo. As pistas poderão ser usadas para o deslocamento todos os dias da semana, independente do horário, porém não são locais para uso de skate, patins, patinete, moto, corridas, caminhadas ou outras atividades de lazer. Crianças podem se deslocar com bicicleta pela ciclofaixa, mas a recomendação é que estejam acompanhadas de um adulto.

Cada faixa instalada nos dois sentidos da via possui 1,20m de largura, totalizando uma extensão de 3,5 quilômetros. Quando concluída a implantação, as vias exclusivas para bicicleta terão sinalização adequada e os ciclistas serão orientados por agentes do Departamento de Trânsito e representantes da Polícia Militar. Haverá também intensificação da fiscalização sobre a conduta de carros e motos na avenida.

A faixa de circulação reservada ao trânsito de bicicletas faz parte de um projeto piloto, de parceria entre a Prefeitura, Detran e o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), com o apoio da Câmara de Engenharia, Infraestrutura e Inovação, com previsão de um ano de uso pela população. Nesse período, a Secretaria Municipal de Urbanismo fará um trabalho técnico de contagem de ciclistas que utilizam a ciclofaixa para avaliar a viabilidade da estratégia ou as adaptações que serão necessárias para a sua continuidade. Conforme a SMUR, esse levantamento também servirá de base para a implantação de ações em outras vias da cidade.

A ciclofaixa tem estrutura diferente de uma ciclovia, que é um espaço também exclusivo para ciclistas, mas separado fisicamente do tráfego dos demais veículos. Embora o tipo de estrutura seja diferente, nos dois casos há espaços delimitados para ciclistas e o sentido de deslocamento deles na pista é igual ao dos carros. O fato da ciclofaixa e a via de carros estarem lado a lado impõe cuidados das duas partes. Mesmo com a delimitação de espaços, a orientação é para que os motoristas mantenham uma distância segura do veículo em relação à ciclofaixa.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1273 – 05/08/2021