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Coluna SMED: A importância do brincar na primeira infância

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Foto: Divulgação
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O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) traz que o brincar desem penha um papel fundamental como um ambiente em que bebês/crianças, não apenas imitam a vida, mas também a transformam. É durante o ato de brincar que os bebês/crianças desenvolvem e refletem sobre conceitos, selecionam ideias e percepções, além de aprimorarem suas habilidades sociais. O que é reforçado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação In fantil que diz que “o brincar é um dos eixos norteadores das práticas pedagógicas da Educação Infantil” (2010, p. 25).

Segundo Vygotsky (1984), o brincar não é apenas uma atividade lúdica para os bebês/ crianças, mas uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral durante os primeiros seis anos de vida. Ele enfatiza que o ato de brincar desencadeia o aprimoramento das funções psíquicas superiores, como a atenção, a memória e o desenvolvimento da linguagem. Os bebês/crianças são incentivados a explorar seu potencial criativo, a gerar novas ideias e a compreender os valores morais, aspectos essenciais para o desenvolvimento da personalidade infantil e sua integração no mundo ao seu redor.

O ato de brincar proporciona o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico da criança, na medida em que as crianças exploram o mundo, experimentam diferentes papéis e situações, e resolvem problemas; podem explorar e processar uma variedade de emoções, desde a alegria até o medo, ajudando-as a desenvolver habilidades de regulação emocional e empatia; desenvolvem habilidades sociais, como compartilhar, negociar, resolver conflitos e trabalhar em equipe, bem como a autonomia; entre outras habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais para a vida em sociedade.

Podemos promover e enriquecer o brincar na primeira infância ao criar um ambiente seguro e cativante, repleto de uma diversidade de brinquedos e materiais que estimulem a imaginação e a criatividade dos bebês/crianças. Além disso, reservar momentos dedicados exclusivamente para brincadeiras livres permite que elas explorem seu mundo de forma indepen dente e autêntica. Vale lembrar sempre a importância de participarmos ativamente dessas atividades lúdicas, interagindo e compartilhando momentos de diversão e aprendizado com os pequenos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Edu cação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Edu cação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa ção Infantil. Brasília, 2010.

 VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984

Departamento de Educação Infantil: Ketllen Cristina da Ro cha de Almeida e Maria Tatiana da Silva