Combate à sífilis é reforçado no pré-natal

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

54_gestante
O combate à sífilis ganhou um aliado no município. Uma resolução instituiu a obrigatoriedade do pedido do exame de sífilis na 1ª consulta do pré-natal e também a notificação compulsória para a doença diagnosticada durante a gestação, de maneira a ampliar o acesso ao diagnóstico e melhorar a qualidade do acompanhamento pré-natal.

A medida foi pensada para tentar ampliar os índices de diagnóstico precoce, incentivar o tratamento e diminuir o número de casos adquiridos congenitamente, isso é, quando a gestante passa para o filho. De maneira geral, o número de novos casos da doença tem aumentado nos últimos anos e o que mais tem preocupado os especialistas são as transmissões congênitas, pois podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e inclusive trazer problemas neurológicos graves.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em 2012 foram 14 gestantes diagnosticadas com a doença, resultando em seis transmissões congênitas. O tratamento é simples e o exame para diagnosticar a doença e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo município.

FOTO: CARLOS POLY / ACS

Compartilhar
PUBLICIDADE