Jovens que estão em dúvida ou já têm certeza podem explorar de maneiras diferentes os itinerários
Optar por uma carreira nunca é algo fácil nem simples, mas o Novo Ensino Médio, implementado em 2022, vem justamente com a proposta de facilitar essa tarefa para os estudantes. De acordo com a diretora do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Danielle Barriquello, as mudanças abrem possibilidades para que os projetos de vida tenham maior expressividade no cotidiano das aulas, principalmente por meio dos itinerários obrigatórios e optativos.
“Os estudantes ganham mais possibilidades curriculares para criar projetos de vida. Os itinerários auxiliam os jovens a compor suas escolhas, experimentando áreas de conhecimento, fazendo as suas escolhas criarem forma e impulsionarem suas conquistas profissionais”, afirma.
Dúvidas X certezas
Com as mudanças do Novo Ensino Médio, pode-se dizer que a aprendizagem ficou mais atual. O caminho de itinerários permite que a aprendizagem dos estudantes esteja num quadro que dialoga com a atualidade, pois as situações-problemas, desenvolvidas na escola se aproximam mais das questões em que os jovens vivenciam e encontrarão em suas vidas.
O jovem que já sabe qual caminho trilhar precisa testar seus conhecimentos, analisa Danielle. “É preciso aprofundar os seus saberes, fazer novas experiências dentro dessa área escolhida e também no diálogo com outros campos, pois assim podem surgir novas ideias e possibilidades”. Estabelecer uma rede de contatos também é um ótimo hábito para se adquirir desde cedo, pois agrega conhecimentos, amplia a rede de amizades e descobertas.
Para quem tem dúvidas sobre o caminho a seguir, a diretora orienta a experienciar tudo aquilo que o currículo permite dentro dos itinerários optativos que compõem as grandes áreas. “Participem de eventos, de feiras de profissões, dos seminários, debates e diálogos com a equipe de professores e com pessoas que contribuem para o currículo dentro da escola”. Esse é o melhor caminho para começar a identificar áreas de interesse e aproveitar as experiências de aprendizagem.
Publicado na edição 1313 – 26/05/2022