Síndico de um condomínio da cidade, Lauremir Dudek sabia que precisaria de ajuda para administrar o local e tomar as decisões corretas. “Tínhamos uma administradora de condomínios na época, só que não conseguíamos acesso aos documentos, era difícil conversar com a empresa e ela não se responsabilizava por nada que fugisse do controle, sendo que nossa intenção era justamente evitar problemas”, conta. Com essa decepção, ele e sua esposa Letícia Salvi Andrzejevski decidiram buscar outra maneira de resolver o impasse. “Reunimos uma equipe competente e abrimos a empresa Araucária Administradora de Condomínios para prestar atendimento personalizado para residenciais”, conta Letícia.
Segundo ela, a prestação de serviço começou em 2012 com apenas um cliente. “Prestávamos assistência completa, e logo começaram a nos indicar. Hoje temos a alegria de atender mais de dez condomínios de Araucária, Curitiba e Fazenda Rio Grande, sem contar que já temos pretensão de ampliar os serviços para toda a região metropolitana, então podem nos procurar”, convida.
De acordo com ela, a empresa é responsável por toda parte contábil que envolve pagamento de funcionários, contas, contratação de serviços e também a cobrança dos inadimplentes. “Não tem como administrar um condomínio sem dinheiro, então nós analisamos os gastos do empreendimento, realizamos assembleias com os moradores para apresentar esses gastos e ainda encaminhamos todas as inadimplências para cobrança judicial a fim de equilibrar a parte financeira”.
Além disso, a administradora presta consultoria ao síndico na tomada de decisões e conta com advogados para ajudar o condomínio a evitar abertura de processos judiciais. “Se percebemos que algo vai prejudicar o empreendimento, nós entramos em contato com o síndico e, se ele não nos ouve, falamos com os moradores porque o condomínio pertence a todos e, ao sofrer uma ação, todos pagam”, explica.
Essa atenção, segundo ela, já evitou diversos problemas e tem trazido melhorias no dia a dia dos condôminos atendidos. “Em até seis meses já é possível perceber as mudanças e verificar que o atendimento com uma empresa especializada é mais eficiente do que o de um contador, por exemplo, pois nossa contabilidade é voltada para condomínios, e nosso departamento jurídico também”.
Contato
A Araucária Administradora de Condomínios atende residenciais novos e também aqueles que não estão satisfeitos com os serviços recebidos. “Por isso, se você possui outra administradora e não está contente, pode entrar em contato conosco para ajudarmos você a analisar o contrato firmado com essa empresa”.
Já para os empreendimentos que ainda não possuem síndico ou administração, a empresa realiza a primeira reunião gratuitamente para organizar essas questões. “Inclusive, usamos um sistema de prestação de contas online, e utilizamos o nome e conhecimento da empresa nos primeiros meses para pagamentos, contratação de gás e outros serviços enquanto a documentação do condomínio é preparada”, informa.
A administradora fica localizada na rua Julia Thereza Bini, 500, sala 2, próxima ao Cartório de Pessoa Jurídica. Mais informações pelos telefones 3552-1540 e 9114-4624, pelo e-mail contato@admaraucaria.com pelo Facebook “admaraucaria” ou ainda pelo site www.admaraucaria.com.
Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS