Membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Araucária (CMPC) participaram no dia 20 de fevereiro, da primeira reunião ordinária do ano, realizada no auditório Julio Grabowski, no Museu Tingüi-Cuera. Na pauta, entre outros assuntos, o decreto nº 26835/2013, a criação de comissões e a definição do calendário de reuniões ordinárias para 2014.
O decreto nº 26835/2013 regulamenta a lei nº. 2.411/2011, que cria o Fundo Municipal de Cultura vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) para financiamento das políticas públicas municipais de cultura. Trata-se de um marco histórico para o desenvolvimento cultural de Araucária.
Poderão ser financiados projetos, programas e ações culturais desenvolvidos no município por diferentes agentes culturais nas seguintes áreas de atuação: fomento para a produção de bens culturais; difusão para circulação de bens culturais; formação artístico-cultural; patrimônio material e imaterial; ações afirmativas e de acessibilidade; e ações culturais transversais.
Quanto às comissões, duas foram definidas: de Acompanhamento e Fiscalização do Fundo Municipal de Cultura e de Elaboração de Editais. Ambas contam com representantes da sociedade civil e do poder executivo e têm a missão de, a partir de março, elaborar o 1º Edital Cultural para a cidade.